O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Alexandra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7264
Resumo: Os programas dos governos são importantes fontes de informação para a análise das políticas públicas. Com base nesta assunção apresentam-se um conjunto de resultados da análise de conteúdo temático destes documentos, com o intuito de compreender o processo de agendamento político subjacente à introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas. Através desta análise é possível ter uma aproximação ao processo de agendamento e formulação da medida, identificando as questões que desencadearam a decisão e os problemas a que pretendeu responder.
id RCAP_51d5e4efe89e355efc1672cf4f778688
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009Políticas públicasPolítica educativaEnsino profissionalEnsino secundárioPublic policiesEducation policyVocational educationSecondary educationPolitiques publiquesPolitique éducativeÉducation professionnelleÉducation secondairePolítica públicaPolítica de educaciónEducación profesionalEducación secundariaOs programas dos governos são importantes fontes de informação para a análise das políticas públicas. Com base nesta assunção apresentam-se um conjunto de resultados da análise de conteúdo temático destes documentos, com o intuito de compreender o processo de agendamento político subjacente à introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas. Através desta análise é possível ter uma aproximação ao processo de agendamento e formulação da medida, identificando as questões que desencadearam a decisão e os problemas a que pretendeu responder.The government programs are important sources of information for the analysis of public policies. Based on this assumption we present a set of results of thematic content analysis of these documents, in order to understand the process of agenda-setting behind the introduction of professional courses in public schools. Through this analysis it is possible to have an approach to the agenda-setting process and the formulation of the policy, identifying the issues that led to the decision and the problems it intended to respond.Les programmes des gouvernements sont d'importantes sources d'information pour l'analyse des politiques publiques. Nous présentons un ensemble de résultats de l'analyse de contenu thématique de ces documents, afin de comprendre le processus politique qui a mis en place l'introduction des cours de formation professionnelle dans les écoles publiques. Cette analyse a permis de rapprocher le processus de planification et formulation de la mesure à travers l'identification des problèmes qui ont conduit à la décision et des problèmes auxquels cette mesure avait l'intention de répondre.Los programas gubernamentales son importantes fuentes de información para el análisis de las políticas públicas. En base a este supuesto se presenta un conjunto de resultados de análisis de contenido temático de estos documentos, a fin de comprender el proceso de la política de programación que subyace a la introducción de cursos de educación profesional en las escuelas públicas. A través de este análisis, es posible tener una aproximación al proceso de programación y formulación de la medida, la identificación de las cuestiones que llevaron a la decisión y los problemas a que tenía la intención de responder.Mundos Sociais2014-05-20T08:44:46Z2014-05-01T00:00:00Z2014-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7264por0873-6529Duarte, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:43.546208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
title O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
spellingShingle O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
Duarte, Alexandra
Políticas públicas
Política educativa
Ensino profissional
Ensino secundário
Public policies
Education policy
Vocational education
Secondary education
Politiques publiques
Politique éducative
Éducation professionnelle
Éducation secondaire
Política pública
Política de educación
Educación profesional
Educación secundaria
title_short O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
title_full O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
title_fullStr O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
title_full_unstemmed O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
title_sort O ensino profissional nas políticas públicas: análise do agendamento da medida entre 1986 e 2009
author Duarte, Alexandra
author_facet Duarte, Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Política educativa
Ensino profissional
Ensino secundário
Public policies
Education policy
Vocational education
Secondary education
Politiques publiques
Politique éducative
Éducation professionnelle
Éducation secondaire
Política pública
Política de educación
Educación profesional
Educación secundaria
topic Políticas públicas
Política educativa
Ensino profissional
Ensino secundário
Public policies
Education policy
Vocational education
Secondary education
Politiques publiques
Politique éducative
Éducation professionnelle
Éducation secondaire
Política pública
Política de educación
Educación profesional
Educación secundaria
description Os programas dos governos são importantes fontes de informação para a análise das políticas públicas. Com base nesta assunção apresentam-se um conjunto de resultados da análise de conteúdo temático destes documentos, com o intuito de compreender o processo de agendamento político subjacente à introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas. Através desta análise é possível ter uma aproximação ao processo de agendamento e formulação da medida, identificando as questões que desencadearam a decisão e os problemas a que pretendeu responder.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20T08:44:46Z
2014-05-01T00:00:00Z
2014-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7264
url http://hdl.handle.net/10071/7264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134799224373248