Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9106 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções. |
id |
RCAP_51e090921b3b8147b3022d508051eddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República PortuguesaArquitetura escolarRaul LinoMuseus escolaresI República PortuguesaO objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.This paper aims to analyze a set of primary school projects designed by architect Raul Lino during the First Portuguese Republic (1910-1926). In our view, the aforementioned projects stated a willingness to change the previous architectural programs. That historic moment brought up a new conception over child development as well as over the educational and social realities, which interfered in school design. This reflection is organized around three entries that put together pedagogical and social concerns which were very present in that historical period: i) physical and mental child welfare; ii) “intuitive teaching”; iii) social image of primary school teachers. On the other hand, concerning the analysis of built spaces, we have adopted as analytical procedures: i) its shape or morphological structure; ii) its function and the activities that take place in them; iii) the relations between different spaces and respective functions.Universidade Federal do ParanáRepositório da Universidade de LisboaManique Da Silva, Carlos2013-09-10T09:41:45Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9106porSilva, Carlos Manique da (2013). Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educar em Revista, n.º 49, pp. 83-102.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.670476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
title |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
spellingShingle |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa Manique Da Silva, Carlos Arquitetura escolar Raul Lino Museus escolares I República Portuguesa |
title_short |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
title_full |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
title_fullStr |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
title_sort |
Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa |
author |
Manique Da Silva, Carlos |
author_facet |
Manique Da Silva, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manique Da Silva, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar Raul Lino Museus escolares I República Portuguesa |
topic |
Arquitetura escolar Raul Lino Museus escolares I República Portuguesa |
description |
O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-10T09:41:45Z 2013-07 2013-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9106 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Carlos Manique da (2013). Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educar em Revista, n.º 49, pp. 83-102. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227779813376 |