A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residências
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44385 |
Resumo: | No presente artigo, assumo que o projeto integrador republicano procurou valorizar o papel social dos professores primários, nomeadamente, em meio rural, atribuindo-lhes (ou, pelo menos, pretendendo atribuir-lhes) determinadas condições para o desenvolvimento da sua missão. Uma dessas condições teve que ver com a habitação destinada ao professor. Adotando a perspetiva analítica definida por Viñao (2004), tento perceber a importância que a habitação do professor tem em alguns projetos de escolas e residências autónomas desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República (1910-1926). Concluo que a sobrevalorização desse espaço, manifestada no desenho, não encontra correspondente tradução prática; evidencio, assim, os limites do projeto reformista republicano, particularmente nos meios rurais (onde eram expectáveis soluções urgentes). |
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A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residênciasHabitação do professorProjetos de escolas primáriasI República PortuguesaRaul LinoEscola em meio ruralNo presente artigo, assumo que o projeto integrador republicano procurou valorizar o papel social dos professores primários, nomeadamente, em meio rural, atribuindo-lhes (ou, pelo menos, pretendendo atribuir-lhes) determinadas condições para o desenvolvimento da sua missão. Uma dessas condições teve que ver com a habitação destinada ao professor. Adotando a perspetiva analítica definida por Viñao (2004), tento perceber a importância que a habitação do professor tem em alguns projetos de escolas e residências autónomas desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República (1910-1926). Concluo que a sobrevalorização desse espaço, manifestada no desenho, não encontra correspondente tradução prática; evidencio, assim, os limites do projeto reformista republicano, particularmente nos meios rurais (onde eram expectáveis soluções urgentes).EDUFU - Editora da Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carlos Manique Da2020-09-17T10:44:44Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10451/44385porSilva, C. M. da (2020). A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): Análise de projetos de escolas e residências. Cadernos de História da Educação, 19(3), 707-722. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-3https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-31982-7806info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:53.751089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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