The one who knocks: the hero as villain in contemporary televised narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria João Brasão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19738
Resumo: Esta dissertação pretende analisar o storytelling televisivo contemporâneo norte-americano, considerando os eventos históricos e políticos que conduziram a uma aparente revolução criativa no final do século XX. Esta evolução na programação televisiva de qualidade ficou conhecida como a terceira “Golden Age” da televisão americana, cujo centro passou a estar ocupado por um novo tipo de protagonista, sugerindo uma mudança no arquétipo do herói. Através de exemplos significativos de algumas séries de televisão, tais como Oz (1997-2003), The Sopranos (1999-2007), The Wire (2002-2008), Dexter (2006-2013) e House of Cards (2013-presente), e analisando as características dos vilões, serial killers, cowboys e gangsters, assim como a sua relevância na criação da figura do herói nas narrativas contemporâneas, esta dissertação tentará demonstrar que heróis, anti-heróis e vilões partilham traços cada vez mais comuns e diferenças cada vez mais ténues. A personagem de Walter White, protagonista da série Breaking Bad (2008-2013), simultaneamente herói e vilão numa América desencantada, foi o exemplo escolhido para aprofundar o que torna este tipo de personagem tão complexa e cativante. Através desta personagem, cuja jornada reflecte a criação de um vilão, um dos principais objectivos desta dissertação é o de demonstrar o modo como as fronteiras do paradigma do herói foram sendo redefinidas para englobar medos, inquietações e realidades contemporâneas
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