The one who knocks: the hero as villain in contemporary televised narratives
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19738 |
Resumo: | Esta dissertação pretende analisar o storytelling televisivo contemporâneo norte-americano, considerando os eventos históricos e políticos que conduziram a uma aparente revolução criativa no final do século XX. Esta evolução na programação televisiva de qualidade ficou conhecida como a terceira “Golden Age” da televisão americana, cujo centro passou a estar ocupado por um novo tipo de protagonista, sugerindo uma mudança no arquétipo do herói. Através de exemplos significativos de algumas séries de televisão, tais como Oz (1997-2003), The Sopranos (1999-2007), The Wire (2002-2008), Dexter (2006-2013) e House of Cards (2013-presente), e analisando as características dos vilões, serial killers, cowboys e gangsters, assim como a sua relevância na criação da figura do herói nas narrativas contemporâneas, esta dissertação tentará demonstrar que heróis, anti-heróis e vilões partilham traços cada vez mais comuns e diferenças cada vez mais ténues. A personagem de Walter White, protagonista da série Breaking Bad (2008-2013), simultaneamente herói e vilão numa América desencantada, foi o exemplo escolhido para aprofundar o que torna este tipo de personagem tão complexa e cativante. Através desta personagem, cuja jornada reflecte a criação de um vilão, um dos principais objectivos desta dissertação é o de demonstrar o modo como as fronteiras do paradigma do herói foram sendo redefinidas para englobar medos, inquietações e realidades contemporâneas |
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The one who knocks: the hero as villain in contemporary televised narrativesHeróiAnti-heróiProtagonistaStorytelling televisivoRevolução criativaParadigma do heróiVilãoHeroAnti-heroProtagonistTelevision storytellingCreative revolutionHero paradigmvillainDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta dissertação pretende analisar o storytelling televisivo contemporâneo norte-americano, considerando os eventos históricos e políticos que conduziram a uma aparente revolução criativa no final do século XX. Esta evolução na programação televisiva de qualidade ficou conhecida como a terceira “Golden Age” da televisão americana, cujo centro passou a estar ocupado por um novo tipo de protagonista, sugerindo uma mudança no arquétipo do herói. Através de exemplos significativos de algumas séries de televisão, tais como Oz (1997-2003), The Sopranos (1999-2007), The Wire (2002-2008), Dexter (2006-2013) e House of Cards (2013-presente), e analisando as características dos vilões, serial killers, cowboys e gangsters, assim como a sua relevância na criação da figura do herói nas narrativas contemporâneas, esta dissertação tentará demonstrar que heróis, anti-heróis e vilões partilham traços cada vez mais comuns e diferenças cada vez mais ténues. A personagem de Walter White, protagonista da série Breaking Bad (2008-2013), simultaneamente herói e vilão numa América desencantada, foi o exemplo escolhido para aprofundar o que torna este tipo de personagem tão complexa e cativante. Através desta personagem, cuja jornada reflecte a criação de um vilão, um dos principais objectivos desta dissertação é o de demonstrar o modo como as fronteiras do paradigma do herói foram sendo redefinidas para englobar medos, inquietações e realidades contemporâneasThis dissertation intends to analyse the shift in North-American television storytelling by considering the historical and political events that laid the groundwork for a creative revolution at the end of the 20th century. This boom in quality television programming became known as the third “Golden Age” of American television, whose centre became populated by a new type of protagonist, suggesting a shift in the archetype of the hero. Through significant examples of American television series, such as Oz (1997-2003), The Sopranos (1999-2007), The Wire (2002-2008), Dexter (2006-2013) and House of Cards (2013-present), and analysing the characteristics of villains, serial killers, cowboys and gangsters as well as their significance in the creation of the hero figure in contemporary narratives, this dissertation will attempt to show how heroes, anti-heroes and villains all share ever more common traits and ever more tenuous differences. The protagonist Walter White from the series Breaking Bad (2008-2013), both hero and villain in a disenchanted America, was the example chosen to delve into what makes this type of character so enticing and complex. Focusing on this protagonist, whose journey reflects the making of a villain, one of the main objectives of this dissertation will be to demonstrate how the boundaries of the hero paradigm have been redefined to encompass contemporary fears, concerns and realities.Martins, Isabel OliveiraRUNMarques, Maria João Brasão2017-03-29T00:30:19Z2016-06-082016-03-292016-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19738TID:201201801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:47Zoai:run.unl.pt:10362/19738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:39.680534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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