Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73993
Resumo: O presente artigo reflete acerca da utilização das novas tecnologias de rede pelo meio de comunicação independente e ativista Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) como modelo alternativo de gestão de conteúdos que utiliza o tripé: produção, circulação e distribuição. A pesquisa tem como objetivo compreender como funciona este modelo e de que forma ele atrai o público. Para tanto, o método utilizado foi a netnografia (ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente online), para observar as dinâmicas de dois grupos do Telegram da Mídia NINJA (NINJASP e NINJADF) e a página do Instagram deste meio alternativo. Complementámos a metodologia com uma entrevista semiestruturada. Constatou-se, através da análise dos conteúdos das ferramentas estudadas, que as novas tecnologias de media digital como modelo de produção e distribuição utilizado pela Mídia NINJA provocam no público o interesse na leitura dos conteúdos deste medium, além de promover a participação e a interação.
id RCAP_51eb6c94ea74e38a74f12890689314ed
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJANew content management models: use of digital technologies by Mídia NINJANovas tecnologiasMedia alternativosMídia NINJAGestão de conteúdosDistribuiçãoNews technologiesAlternative mediaContent managementDistributionCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente artigo reflete acerca da utilização das novas tecnologias de rede pelo meio de comunicação independente e ativista Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) como modelo alternativo de gestão de conteúdos que utiliza o tripé: produção, circulação e distribuição. A pesquisa tem como objetivo compreender como funciona este modelo e de que forma ele atrai o público. Para tanto, o método utilizado foi a netnografia (ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente online), para observar as dinâmicas de dois grupos do Telegram da Mídia NINJA (NINJASP e NINJADF) e a página do Instagram deste meio alternativo. Complementámos a metodologia com uma entrevista semiestruturada. Constatou-se, através da análise dos conteúdos das ferramentas estudadas, que as novas tecnologias de media digital como modelo de produção e distribuição utilizado pela Mídia NINJA provocam no público o interesse na leitura dos conteúdos deste medium, além de promover a participação e a interação.This article reflects on the use of new network technologies by the independent communication and activist Mídia NINJA (Independent Narratives, Journalism and Action) as an alternative model of content management that uses the tripod: production, circulation and distribution. The research aims to understand how this model works and how it attracts the public. For that, the method used is netnography (a branch of Ethnography that analyzes the behavior of individuals and social groups on the internet and the dynamics of these groups in the online environment), to observe the dynamics of two groups of the Telegram of the Mídia NINJA (NINJASP and NINJADF) and the Instagram page of this alternative medium. We complemented the methodology with a semi-structured interview. It was found, through the analysis of the contents of the studied tools, that the new technologies of digital media as a production and distribution model used by the Mídia NINJA provokes in the public an interest in reading the contents of this medium, in addition to promoting participation and interaction.Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoTeixeira, Lina2020-06-292020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73993porTeixeira, L. M. (2020). Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.55561646-147910.4000/cp.5556http://journals.openedition.org/cp/7626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:09.716879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
New content management models: use of digital technologies by Mídia NINJA
title Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
spellingShingle Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
Teixeira, Lina
Novas tecnologias
Media alternativos
Mídia NINJA
Gestão de conteúdos
Distribuição
News technologies
Alternative media
Content management
Distribution
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
title_full Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
title_fullStr Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
title_full_unstemmed Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
title_sort Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA
author Teixeira, Lina
author_facet Teixeira, Lina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Media alternativos
Mídia NINJA
Gestão de conteúdos
Distribuição
News technologies
Alternative media
Content management
Distribution
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Novas tecnologias
Media alternativos
Mídia NINJA
Gestão de conteúdos
Distribuição
News technologies
Alternative media
Content management
Distribution
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente artigo reflete acerca da utilização das novas tecnologias de rede pelo meio de comunicação independente e ativista Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) como modelo alternativo de gestão de conteúdos que utiliza o tripé: produção, circulação e distribuição. A pesquisa tem como objetivo compreender como funciona este modelo e de que forma ele atrai o público. Para tanto, o método utilizado foi a netnografia (ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente online), para observar as dinâmicas de dois grupos do Telegram da Mídia NINJA (NINJASP e NINJADF) e a página do Instagram deste meio alternativo. Complementámos a metodologia com uma entrevista semiestruturada. Constatou-se, através da análise dos conteúdos das ferramentas estudadas, que as novas tecnologias de media digital como modelo de produção e distribuição utilizado pela Mídia NINJA provocam no público o interesse na leitura dos conteúdos deste medium, além de promover a participação e a interação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
2020-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73993
url http://hdl.handle.net/1822/73993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, L. M. (2020). Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.5556
1646-1479
10.4000/cp.5556
http://journals.openedition.org/cp/7626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132395746623488