Visita(s) ao museu: os utilizadores e a informação oficial disponibilizada através da internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5509 |
Resumo: | A realidade dos museus sofreu profundas alterações com a emergência da sociedade em rede e consequente alteração do paradigma tecnológico. A crescente importância da Internet junto dos utilizadores dos museus, e a alteração das funções museológicas tradicionais, com a introdução da função informacional, provocou mudanças fulcrais nanatureza da experiência museológica. Neste contexto, os sítios Webe as ferramentas Web2.0 revelaram-se instrumentos fundamentais para a integração dos museus. Ao disponibilizarem informação complementar e de contexto relativamente à informação comunicada pelo próprio museu, e permitindo a participação activa do utilizador, os sítios e as ferramentas Webcontribuem para a relação desenvolvida entre o museu e os seus utilizadores. A investigação empírica desenvolveu-se em torno de quatro museus, e respectivas ferramentas Web, onde foi aplicado um questionário aos utilizadores presenciais, cujos dados foram tratados com análises de componentes principais, análises de variância e correlações. Foram ainda realizadas análises de usabilidade e acessibilidade aos sítios Web. Os resultados obtidos indicam uma baixa utilização e uma reduzida associação com a visita presencial. Estes resultados contribuem para uma leitura da relação entre os utilizadores, os recursos Webe os museus em Portugal, apontando para a necessidade de novas abordagens, no sentido de responderem de forma mais eficaz às necessidades dos seus utilizadores. |
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Visita(s) ao museu: os utilizadores e a informação oficial disponibilizada através da internetMuseuInternetFerramentas webInformação oficialVisita presencialMuseumInternetWeb toolsOfficial informationPresential visitA realidade dos museus sofreu profundas alterações com a emergência da sociedade em rede e consequente alteração do paradigma tecnológico. A crescente importância da Internet junto dos utilizadores dos museus, e a alteração das funções museológicas tradicionais, com a introdução da função informacional, provocou mudanças fulcrais nanatureza da experiência museológica. Neste contexto, os sítios Webe as ferramentas Web2.0 revelaram-se instrumentos fundamentais para a integração dos museus. Ao disponibilizarem informação complementar e de contexto relativamente à informação comunicada pelo próprio museu, e permitindo a participação activa do utilizador, os sítios e as ferramentas Webcontribuem para a relação desenvolvida entre o museu e os seus utilizadores. A investigação empírica desenvolveu-se em torno de quatro museus, e respectivas ferramentas Web, onde foi aplicado um questionário aos utilizadores presenciais, cujos dados foram tratados com análises de componentes principais, análises de variância e correlações. Foram ainda realizadas análises de usabilidade e acessibilidade aos sítios Web. Os resultados obtidos indicam uma baixa utilização e uma reduzida associação com a visita presencial. Estes resultados contribuem para uma leitura da relação entre os utilizadores, os recursos Webe os museus em Portugal, apontando para a necessidade de novas abordagens, no sentido de responderem de forma mais eficaz às necessidades dos seus utilizadores.The affirmation of the net society and the growing importance of the Internet changed the reality of the museums. The introduction of the information as a function, affected the museum traditional functions, and the museological experience was altered. The development of websites and use of Web 2.0 instruments reveled to be fundamental to the process of integration, providing context and complementing the information provided by the museum, allowing the user to participate actively. By providing complementary and contextual information,communicated by the museum itself, and allowing the interaction with users, the websites and Web 2.0 tools may contribute, in a great extend, to the relation developed traditionally between themuseum and its users. The empirical study included four Portuguese museums and their Web tools, with the application of a questionnaire, and the obtained data was processed statistically, by meansof factorial principal analysis, unvaried analysisof variance, correlations, descriptive statistics, andan usability and accessibility evaluation on the websites. The findings reveal a low use and participation of the Web resources by the museum users, establishing a low connection with the visit. Theseresults contribute to a new way of analyzing the relations between the users, Web resources and museum, in Portugal, and reveal the necessity of new approaches to the subject.2013-08-29T16:00:39Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5509porSousa, Olga Cristina Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:16.894246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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