Visita(s) ao museu: os utilizadores e a informação oficial disponibilizada através da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Olga Cristina Campos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5509
Resumo: A realidade dos museus sofreu profundas alterações com a emergência da sociedade em rede e consequente alteração do paradigma tecnológico. A crescente importância da Internet junto dos utilizadores dos museus, e a alteração das funções museológicas tradicionais, com a introdução da função informacional, provocou mudanças fulcrais nanatureza da experiência museológica. Neste contexto, os sítios Webe as ferramentas Web2.0 revelaram-se instrumentos fundamentais para a integração dos museus. Ao disponibilizarem informação complementar e de contexto relativamente à informação comunicada pelo próprio museu, e permitindo a participação activa do utilizador, os sítios e as ferramentas Webcontribuem para a relação desenvolvida entre o museu e os seus utilizadores. A investigação empírica desenvolveu-se em torno de quatro museus, e respectivas ferramentas Web, onde foi aplicado um questionário aos utilizadores presenciais, cujos dados foram tratados com análises de componentes principais, análises de variância e correlações. Foram ainda realizadas análises de usabilidade e acessibilidade aos sítios Web. Os resultados obtidos indicam uma baixa utilização e uma reduzida associação com a visita presencial. Estes resultados contribuem para uma leitura da relação entre os utilizadores, os recursos Webe os museus em Portugal, apontando para a necessidade de novas abordagens, no sentido de responderem de forma mais eficaz às necessidades dos seus utilizadores.
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