Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rogério Paulo Costa Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26425
Resumo: O presente relatório é o reflexo da ação educativa realizada no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB decorreu no ano letivo de 2018/2019, em duas instituições públicas do mesmo Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança e em três turmas diferentes, nomeadamente, no 2.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Este documento tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado durante o estágio profissional, bem como apresentar e fundamentar todo o trabalho desenvolvido. A prática desenvolvida nos contextos em cima referidos, tinha como objetivo responder à questão de investigação: Que perceções têm os alunos sobre a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem? Para dar resposta a esta questão de investigação, foram delineados três objetivos: (i) Conhecer as perceções das crianças sobre o ambiente de sala de aula; (ii) Perceber a relação entre estas perceções e a ação educativa do professor; (iii) Analisar a relação entre a influência do ambiente de sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e reflexão sobre a própria prática. Os dados recolhidos foram fruto da observação participante, notas de campo e registos fotográficos. A análise dos dados permite perceber que as perceções das crianças sobre a sala de aula estão interligadas com o processo de ensino e aprendizagem e, quando há perceções positivas, esse processo é facilitado, havendo, por parte dos alunos, uma maior disposição para aprender, participando e cooperando com maior frequência nas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.
id RCAP_51fb31d3e5d97a08aa49985a37af0b48
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagemEducação BásicaPrática de Ensino SupervisionadaPerceções dos alunosAmbiente de sala de aulaProcesso de ensino e aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o reflexo da ação educativa realizada no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB decorreu no ano letivo de 2018/2019, em duas instituições públicas do mesmo Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança e em três turmas diferentes, nomeadamente, no 2.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Este documento tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado durante o estágio profissional, bem como apresentar e fundamentar todo o trabalho desenvolvido. A prática desenvolvida nos contextos em cima referidos, tinha como objetivo responder à questão de investigação: Que perceções têm os alunos sobre a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem? Para dar resposta a esta questão de investigação, foram delineados três objetivos: (i) Conhecer as perceções das crianças sobre o ambiente de sala de aula; (ii) Perceber a relação entre estas perceções e a ação educativa do professor; (iii) Analisar a relação entre a influência do ambiente de sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e reflexão sobre a própria prática. Os dados recolhidos foram fruto da observação participante, notas de campo e registos fotográficos. A análise dos dados permite perceber que as perceções das crianças sobre a sala de aula estão interligadas com o processo de ensino e aprendizagem e, quando há perceções positivas, esse processo é facilitado, havendo, por parte dos alunos, uma maior disposição para aprender, participando e cooperando com maior frequência nas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.This study is a reflection of the educational action carried out within the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s degree in Primary Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education from the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The Supervised Teaching Practice in Primary Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education took place in 2018/2019, in two public institutions of the same group of schools in the district of Bragança and in three different classes, namely, in the 2nd grade, and in the 5th and 6th grades in the curricular areas of Mathematics and Natural Sciences. This study aims to show the work carried out during the internship, as well as to present and support all the work developed. The practice developed in the contexts mentioned above, aimed to answer the research question: What perceptions do students have about the influence of the classroom environment on the teaching learning process? To answer this research question, three objectives were outlined: (i) To know children's perceptions of the classroom; (ii) To understand the relationship between these perceptions and the teacher's educational action; (iii) To analyse the relationship between the influence of the classroom environment and the teaching learning process. The study follows a qualitative approach, with action research characteristics and reflection on the practice itself. The data collected were the result of participant observation, field notes and photographic records. Data analysis shows that children's perceptions of the classroom are interconnected with the teaching learning process and, when there are positive perceptions, this process is facilitated, with students being more willing to learn, participating and cooperating more frequently in activities carried out inside and outside the classroom.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBCarvalho, Rogério Paulo Costa Garcia2023-01-10T14:10:33Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26425TID:203142250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:51.742621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
title Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
Carvalho, Rogério Paulo Costa Garcia
Educação Básica
Prática de Ensino Supervisionada
Perceções dos alunos
Ambiente de sala de aula
Processo de ensino e aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
title_full Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Prática de Ensino Supervisionada: a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem
author Carvalho, Rogério Paulo Costa Garcia
author_facet Carvalho, Rogério Paulo Costa Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria do Céu
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rogério Paulo Costa Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Prática de Ensino Supervisionada
Perceções dos alunos
Ambiente de sala de aula
Processo de ensino e aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Básica
Prática de Ensino Supervisionada
Perceções dos alunos
Ambiente de sala de aula
Processo de ensino e aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório é o reflexo da ação educativa realizada no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A PES no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB decorreu no ano letivo de 2018/2019, em duas instituições públicas do mesmo Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança e em três turmas diferentes, nomeadamente, no 2.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Este documento tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado durante o estágio profissional, bem como apresentar e fundamentar todo o trabalho desenvolvido. A prática desenvolvida nos contextos em cima referidos, tinha como objetivo responder à questão de investigação: Que perceções têm os alunos sobre a influência do ambiente de sala de aula no processo de ensino e aprendizagem? Para dar resposta a esta questão de investigação, foram delineados três objetivos: (i) Conhecer as perceções das crianças sobre o ambiente de sala de aula; (ii) Perceber a relação entre estas perceções e a ação educativa do professor; (iii) Analisar a relação entre a influência do ambiente de sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e reflexão sobre a própria prática. Os dados recolhidos foram fruto da observação participante, notas de campo e registos fotográficos. A análise dos dados permite perceber que as perceções das crianças sobre a sala de aula estão interligadas com o processo de ensino e aprendizagem e, quando há perceções positivas, esse processo é facilitado, havendo, por parte dos alunos, uma maior disposição para aprender, participando e cooperando com maior frequência nas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-10T14:10:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26425
TID:203142250
url http://hdl.handle.net/10198/26425
identifier_str_mv TID:203142250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135456013582336