A sala de aula: um espaço onde se aprende
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12382 |
Resumo: | O ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam. |
id |
RCAP_0d4b5df74f31318ef1af6381bec27859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12382 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sala de aula: um espaço onde se aprendeEnsino BásicoAmbiente educativoSala de aulaRegrasLugares dos alunosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam.Gerardo, MariaRepositório ComumGomes, Andreia2016-03-15T20:43:23Z2015-06-302015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12382TID:201068176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.429991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
title |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
spellingShingle |
A sala de aula: um espaço onde se aprende Gomes, Andreia Ensino Básico Ambiente educativo Sala de aula Regras Lugares dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
title_full |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
title_fullStr |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
title_full_unstemmed |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
title_sort |
A sala de aula: um espaço onde se aprende |
author |
Gomes, Andreia |
author_facet |
Gomes, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gerardo, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Ambiente educativo Sala de aula Regras Lugares dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Ambiente educativo Sala de aula Regras Lugares dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 2015-06-30T00:00:00Z 2016-03-15T20:43:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12382 TID:201068176 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12382 |
identifier_str_mv |
TID:201068176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928487579648 |