Análise económica e financeira de uma IPSS: avaliação do equilíbrio e sustentabilidade financeira Estudo de caso: Associação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15340 |
Resumo: | Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho |
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Análise económica e financeira de uma IPSS: avaliação do equilíbrio e sustentabilidade financeira Estudo de caso: Associação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD)Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)Análise económica e financeiraEquilíbrio e sustentabilidade financeiraAssociação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD)Private Institutions of Social Solidarity (IPSS)Economic and financial analysisBalance and financial sustainabilityMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoAs Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL) e, cada vez mais, têm assumido um papel relevante no Setor Social e Solidário. O número de IPSS constituídas tem vindo a crescer nos últimos anos, sendo hoje um instrumento fundamental para a prática da solidariedade e representatividade social, mais concretamente no desenvolvimento e criação de respostas sociais no Estado Social que temos em Portugal. Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante que as IPSS tenham ao seu dispor um conjunto de ferramentas que lhes permitam analisar a sua situação económica e financeira, avaliando o seu equilíbrio e sustentabilidade financeira. Perante o referido, a presente dissertação aborda a avaliação do equilíbrio e da sustentabilidade financeira, tendo-se focado como estudo de caso na Associação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD). O objetivo principal desta investigação é avaliar o equilíbrio e a sustentabilidade financeira da AJEJD, através da análise da situação financeira nos anos de 2010 a 2019 usando rácios e indicadores económicos e financeiros como parâmetros de análise. Para uma investigação mais completa, o estudo considera quatro análises distintas: a primeira considera os dados da AJEJD no horizonte temporal de 2010 a 2019; a segunda examina dez anos de resultados das entidades classificadas com o código de Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE) 85100 – Educação Pré-Escolar no Setor Nacional (SN), através de rácios e indicadores dos Quadros do Setor (QS) fornecidos pelo Banco de Portugal; a terceira compara os dados da AJEJD com o SN, entre os anos de 2010 a 2019; por fim, a quarta compara as empresas portuguesas com o código de CAE 85 – Educação com os dados das empresas internacionais no período de 2010 a 2019, tendo como base os dados fornecidos pelo Banco de Portugal, provenientes da base de dados do Bank For The Accounts Of Companies Harmonized (BACH).Private Social Solidarity Institutions (IPSS) are Non-Profit Sector Entities that have assumed a relevant role in the Social and Solidarity Sector. The number of Private Social Solidarity Institutions has been growing in recent years, being nowadays a fundamental instrument for the practice of solidarity and social representation, especially in the development and creation of social responses in the Social State in Portugal. In this context, it’s very important that the IPSS have at their disposal a set of tools that allow them to analyse their economic and financial situation, evaluating it’s balance and sustainability. Therefore, this dissertation addresses the evaluation of balance and financial sustainability, over a case study focused in Associação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD). The main goal of this investigation is to assess the balance and financial sustainability of AJEJD, through the analysis of the financial situation in the years 2010 to 2019 using economic and financial ratios and indicators as analysis parameters. For a more complete investigation, the study considers four distinct analyses: the first considers AJEJD data in a time frame from 2010 to 2019; the second examines ten years of results of entities classified with the Portuguese Classification of Economic Activities (CAE) code 85100 - Pre-School Education in the National Sector, through ratios and indicators from the Sector Tables provided by Banco de Portugal; the third compares AJEJD data with the National Sector between the years 2010 to 2019; lastly, the fourth compares Portuguese companies with the code CAE 85 – Education with data from international companies for the period 2010 to 2019, based on data provided by Banco de Portugal, from the database Bank For The Accounts Of Companies Harmonized (BACH).ISCALBreia, Arménio FernandesRCIPLAlves, Edgar Samuel Gonçalves Esteves2023-01-16T16:01:55Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:01.740279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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