A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro Miguel Carolino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15849
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial Ramo: Problemas de Cognição e Multideficiência
id RCAP_5203f43590930f4f8120f83dd7f377ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemiaEducação EspecialEducação InclusivaEquipa MultidisciplinarSpecial educationInclusive educationMultidisciplinary teamInclusionStudentsCOVID-19 PandemicDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial Ramo: Problemas de Cognição e MultideficiênciaEsta dissertação foi elaborada na sequência da frequência do Curso de Mestrado em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Com o título “A inclusão de alunos com problemáticas graves – preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia”, é um estudo sobre as práticas e preocupações da Equipa Multidisciplinar de uma instituição que se dedica ao apoio de alunos com problemáticas graves, durante um período de tempo fortemente condicionado pela pandemia do Covid-19. O Projeto Institucional e o Plano de Contingência da organização foram analisados de forma a fornecer o necessário contexto. Foram observadas e gravadas quatro reuniões da Equipa Multidisciplinar, realizadas entre março e abril de 2020, tendo os protocolos das reuniões passado por um processo de análise de conteúdo. Com base na análise dos dados recolhidos das reuniões, elaborou-se um questionário que foi aplicado aos membros da equipa em julho de 2021. Foi possível concluir que as principais preocupações e práticas da Equipa Multidisciplinar estiveram associadas ao seu funcionamento interno e ao apoio prestado aos alunos e suas famílias. O acompanhamento personalizado de alunos e suas famílias foi a prática mais destacada, existindo uma grande preocupação da parte dos membros da equipa com o assegurar de apoios adequados, não se limitando à área pedagógica. Destaca-se também a capacidade de adaptação da equipa estudada à situação vivida e a necessidade de se realizarem estudos complementares.ABSTRACT This dissertation was elaborated following the attendance of the Master's Course in Special Education, at Escola Superior de Educação de Lisboa. Entitled “The inclusion of students with severe problems – practices and concerns of a multidisciplinary team during a pandemic”, it is a study on the practices and concerns of the Multidisciplinary Team of an institution dedicated to the support of students with severe problems, during a period of time strongly conditioned by the Covid-19 pandemic. The Institutional Project and the organization's Contingency Plan were analyzed in order to provide the necessary context. Four meetings of the Multidisciplinary Team, held between March and April 2020, were observed and recorded, with the protocols of the meetings going through a process of content analysis. Based on the analysis of the data collected from the meetings, a questionnaire was prepared that was applied to the team members in July 2021. It was possible to conclude that the main concerns and practices of the Multidisciplinary Team were associated with their internal functioning and with supporting students and their families. The personalized support of students and their families was the most highlight practice, with the team members showing great concern with the need to ensure adequate support that is not limited to the pedagogical area. The ability of the team studied to adapt to the situation experienced and the need to carry out additional studies was also highlighted.Madureira, IsabelRCIPLRodrigues, Pedro Miguel Carolino2023-03-29T09:06:08Z2022-12-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15849TID:203188810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.010390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
title A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
spellingShingle A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
Rodrigues, Pedro Miguel Carolino
Educação Especial
Educação Inclusiva
Equipa Multidisciplinar
Special education
Inclusive education
Multidisciplinary team
Inclusion
Students
COVID-19 Pandemic
title_short A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
title_full A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
title_fullStr A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
title_sort A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia
author Rodrigues, Pedro Miguel Carolino
author_facet Rodrigues, Pedro Miguel Carolino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Miguel Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Inclusiva
Equipa Multidisciplinar
Special education
Inclusive education
Multidisciplinary team
Inclusion
Students
COVID-19 Pandemic
topic Educação Especial
Educação Inclusiva
Equipa Multidisciplinar
Special education
Inclusive education
Multidisciplinary team
Inclusion
Students
COVID-19 Pandemic
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial Ramo: Problemas de Cognição e Multideficiência
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-12-07T00:00:00Z
2023-03-29T09:06:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15849
TID:203188810
url http://hdl.handle.net/10400.21/15849
identifier_str_mv TID:203188810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506955116544