A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24876 |
Resumo: | A presente dissertação contextualiza a Educação Fiscal brasileira e direciona, depois, a atenção para um dos temas que ela trabalha, a história dos impostos. A seguir, faz análises que envolvem história, cidadania, a dialética jurídica de O Direito Achado na Rua e a própria Educação Fiscal. A primeira parte apresenta um panorama da principal expressão nacional da Educação Fiscal no Brasil nos dias de hoje, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Aborda o seu nascimento, funcionamento, linhas estratégicas e principais referências. Em seguida, expõe as principais ações nacionais desenvolvidas pelo programa e os temas abordados pelos seus materiais pedagógicos. Na segunda parte, uma das temáticas trabalhadas no PNEF é aprofundada, qual seja, a história do surgimento dos impostos no Brasil. Esta parte é iniciada com um breve passeio pela história do mundo. A seguir, é abordada a chegada dos portugueses ao Brasil e o período colonial, com destaque para à Conjuração Mineira, famosa revolta com mote tributário do período colonial. Depois, a pesquisa aborda a transição para a independência brasileira e o período imperial. Após isso, é feita a contextualização histórica que envolveu o surgimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Por fim, a investigação passa pelo período republicano e termina com uma síntese dos impostos atuais e uma breve história do Fisco brasileiro. A parte final inicia-se com a abordagem dos períodos históricos estudados na parte anterior sob o ponto de vista da cidadania. Em seguida, apresenta a corrente de pensamento jurídico brasileiro Direito Achado na Rua delineando seus principais fundamentos. Unindo história e Direito Achado na Rua, é feita uma análise dos conteúdos estudados na parte 2 sob uma perspectiva reflexiva, criativa e dialética aplicada ao Direito Tributário. Por fim, a Educação Fiscal é revisitada a partir desse novo olhar construído com os materiais históricos e com os fundamentos teóricos do Direito Achado na Rua. Nesse ponto, é feita uma análise do fenômeno social-tributário, buscando perspectivas mais eficazes do processo educativo fiscal com vistas ao desenvolvimento da cidadania. |
id |
RCAP_520b065cf9f1dd01c06008c978345c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24876 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na ruaDireito fiscalImpostoHistóriaCidadaniaBrasilTeses de mestrado - 2016DireitoA presente dissertação contextualiza a Educação Fiscal brasileira e direciona, depois, a atenção para um dos temas que ela trabalha, a história dos impostos. A seguir, faz análises que envolvem história, cidadania, a dialética jurídica de O Direito Achado na Rua e a própria Educação Fiscal. A primeira parte apresenta um panorama da principal expressão nacional da Educação Fiscal no Brasil nos dias de hoje, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Aborda o seu nascimento, funcionamento, linhas estratégicas e principais referências. Em seguida, expõe as principais ações nacionais desenvolvidas pelo programa e os temas abordados pelos seus materiais pedagógicos. Na segunda parte, uma das temáticas trabalhadas no PNEF é aprofundada, qual seja, a história do surgimento dos impostos no Brasil. Esta parte é iniciada com um breve passeio pela história do mundo. A seguir, é abordada a chegada dos portugueses ao Brasil e o período colonial, com destaque para à Conjuração Mineira, famosa revolta com mote tributário do período colonial. Depois, a pesquisa aborda a transição para a independência brasileira e o período imperial. Após isso, é feita a contextualização histórica que envolveu o surgimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Por fim, a investigação passa pelo período republicano e termina com uma síntese dos impostos atuais e uma breve história do Fisco brasileiro. A parte final inicia-se com a abordagem dos períodos históricos estudados na parte anterior sob o ponto de vista da cidadania. Em seguida, apresenta a corrente de pensamento jurídico brasileiro Direito Achado na Rua delineando seus principais fundamentos. Unindo história e Direito Achado na Rua, é feita uma análise dos conteúdos estudados na parte 2 sob uma perspectiva reflexiva, criativa e dialética aplicada ao Direito Tributário. Por fim, a Educação Fiscal é revisitada a partir desse novo olhar construído com os materiais históricos e com os fundamentos teóricos do Direito Achado na Rua. Nesse ponto, é feita uma análise do fenômeno social-tributário, buscando perspectivas mais eficazes do processo educativo fiscal com vistas ao desenvolvimento da cidadania.The dissertation herein presented contextualizes the Brazilian Tax Education and, then,directs the attention to one of the themes it works, the history of taxes. Following, it makesanalysis involving history, citizenship, legal dialectic of The Law Found in the Street and theFiscal Education. The first part provides an overview of major national expression of Fiscal Education inBrazil these days, the National Tax Education Program (PNEF). An discussion about its birth,operation, strategic lines and main references is made. Then, it introduces the main nationalactions developed by the program and the topics covered by their teaching materials. In the second part of this work, one of the PNEF topics is deepened, that is, the historyof the tax genesis in Brazil. This part starts with a brief tour of the history of the world. Thefollowing is addressed to the arrival of the Portuguese in Brazil and the colonial period,highlighting the Minas Conspiracy, famous revolt with tax motivations in the colonial period. After that, the research presents the brazilian independance transition and the imperial period. Following, an historical contextualization which involves the emergence of personal income tax (IRPF) in Brazil is done. Finally, this work goes through the republican period and ends with a summary of current taxes and a brief history of the brazilian tax authorities. The last part begins with the approach of the historical periods studied before from the point of view of citizenship. Then, it presents the brazilian legal school of thought Law Found in Street outlining their main fundamentals. Conecting history and Law Found in Street, it makes an analysis of the contents studied in Part 2 in a reflective, creative and dialectic perspective applied to the Tax Law. Finally, the Tax Education is revisited from this new look built with historical materials and the theoretical fundamentals of the Law Found in the Street. At that point, an analysis of the social-tax phenomenon is made, seeking more effective prospects of tax education process with a view to the development of citizenship.Pereira, Paula Cristina dos Santos RosadoRepositório da Universidade de LisboaCampêlo, Fábia Marcília Ferreira2016-10-21T16:10:16Z2016-06-152016-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:14:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:55.758679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
title |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
spellingShingle |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua Campêlo, Fábia Marcília Ferreira Direito fiscal Imposto História Cidadania Brasil Teses de mestrado - 2016 Direito |
title_short |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
title_full |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
title_fullStr |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
title_full_unstemmed |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
title_sort |
A educação fiscal brasileira por meio da história do surgimento dos impostos no Brasil e do direito achado na rua |
author |
Campêlo, Fábia Marcília Ferreira |
author_facet |
Campêlo, Fábia Marcília Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Paula Cristina dos Santos Rosado Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campêlo, Fábia Marcília Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito fiscal Imposto História Cidadania Brasil Teses de mestrado - 2016 Direito |
topic |
Direito fiscal Imposto História Cidadania Brasil Teses de mestrado - 2016 Direito |
description |
A presente dissertação contextualiza a Educação Fiscal brasileira e direciona, depois, a atenção para um dos temas que ela trabalha, a história dos impostos. A seguir, faz análises que envolvem história, cidadania, a dialética jurídica de O Direito Achado na Rua e a própria Educação Fiscal. A primeira parte apresenta um panorama da principal expressão nacional da Educação Fiscal no Brasil nos dias de hoje, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Aborda o seu nascimento, funcionamento, linhas estratégicas e principais referências. Em seguida, expõe as principais ações nacionais desenvolvidas pelo programa e os temas abordados pelos seus materiais pedagógicos. Na segunda parte, uma das temáticas trabalhadas no PNEF é aprofundada, qual seja, a história do surgimento dos impostos no Brasil. Esta parte é iniciada com um breve passeio pela história do mundo. A seguir, é abordada a chegada dos portugueses ao Brasil e o período colonial, com destaque para à Conjuração Mineira, famosa revolta com mote tributário do período colonial. Depois, a pesquisa aborda a transição para a independência brasileira e o período imperial. Após isso, é feita a contextualização histórica que envolveu o surgimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Por fim, a investigação passa pelo período republicano e termina com uma síntese dos impostos atuais e uma breve história do Fisco brasileiro. A parte final inicia-se com a abordagem dos períodos históricos estudados na parte anterior sob o ponto de vista da cidadania. Em seguida, apresenta a corrente de pensamento jurídico brasileiro Direito Achado na Rua delineando seus principais fundamentos. Unindo história e Direito Achado na Rua, é feita uma análise dos conteúdos estudados na parte 2 sob uma perspectiva reflexiva, criativa e dialética aplicada ao Direito Tributário. Por fim, a Educação Fiscal é revisitada a partir desse novo olhar construído com os materiais históricos e com os fundamentos teóricos do Direito Achado na Rua. Nesse ponto, é feita uma análise do fenômeno social-tributário, buscando perspectivas mais eficazes do processo educativo fiscal com vistas ao desenvolvimento da cidadania. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21T16:10:16Z 2016-06-15 2016-06-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24876 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134332493758464 |