Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Simone de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5673
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_521867e1c99d9c45c8e527d0ec6499aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infânciaJardim de infânciaScaffoldingInteraçõesZona de desenvolvimento potencialMovimento da escola modernaKindergartenInteractionsZone of potencial developmentRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório é o resultado da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Procura-se apresentar, analisar e fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Ao estudar os “processos de scaffolding num contexto pedagógico MEM em Jardim-de-Infância” pretende-se compreender de que forma os processos de scaffolding – colocação de andaimes- permitem operacionalizar o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial numa sala que segue o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A investigação foi realizada com um grupo de 23 crianças, dos três aos seis anos de idade. Esta heterogeneidade de idades aliada às práticas pedagógicas em contexto do Movimento da Escola Moderna confere interações assimétricas. De forma a analisar a problemática realizou-se a observação de interações assimétricas: educadora-criança; criança-criança e educadora estagiária-criança na qual se recolheram notas de campo que permitem ilustrar situações reais da prática. Conclui-se que o processo de scaffolding permite operacionalizar o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial, uma vez num contexto do Movimento da Escola Moderna é seguida uma ação em que as interações sociais são meio para a construção de conhecimento, através das quais as crianças participam numa comunidade de prática.ABSTRACT This report is the result of the Supervised Professional Practice from Masters in Preschool Education. The work aims to present, analyze and substantiate the pedagogical practice developed in two educational contexts: nursery and kindergarten. The study, "the processes of scaffolding in a pedagogical context MEM in kindergarten" seeks to understand how the scaffolding processes allow you to operate the concept of Zone of Potential Development in kindergarten in a group that follows the pedagogical model MEM. The investigation was conducted with a group of 23 children, from three to six year-olds. The heterogeneity of ages combined with pedagogical practices in the “Movimento da Escola Moderna” context resulted in asymmetric interactions. In order to analyze the issue there have been observations of asymmetric interactions: adult-child; child-child and intern-child, from which field notes that illustrate real situations were gathered. There was also an interview with the cooperative educator and a bibliographical query. Synthetically, following the concept of scaffolding, the use of language to complement the action causes destabilization and avoids the abstraction of the child. In this procedure, the feedback and questions take on a key role. It is concluded that the process of scaffolding allows operating the concept of Zone of Potencial Development, once in the context of “Movimento da Escola Moderna” an action is followed in which social interactions are the means for the construction of knowledge, through which children are participating in a community of practice.Seixas, CristinaAlmeida, TiagoRCIPLRodrigues, Simone de Sousa2016-02-13T15:49:09Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5673TID:201349205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.556011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
title Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
spellingShingle Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
Rodrigues, Simone de Sousa
Jardim de infância
Scaffolding
Interações
Zona de desenvolvimento potencial
Movimento da escola moderna
Kindergarten
Interactions
Zone of potencial development
title_short Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
title_full Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
title_fullStr Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
title_full_unstemmed Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
title_sort Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
author Rodrigues, Simone de Sousa
author_facet Rodrigues, Simone de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Simone de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Scaffolding
Interações
Zona de desenvolvimento potencial
Movimento da escola moderna
Kindergarten
Interactions
Zone of potencial development
topic Jardim de infância
Scaffolding
Interações
Zona de desenvolvimento potencial
Movimento da escola moderna
Kindergarten
Interactions
Zone of potencial development
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-13T15:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5673
TID:201349205
url http://hdl.handle.net/10400.21/5673
identifier_str_mv TID:201349205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407178915840