O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16501 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_2d7b917613ce615044eed030d914b7a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16501 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infânciaBrincarInterações entre criançasJardim de InfânciaPrática PedagógicaPlayChildren’s interactionsKindergartenPedagogical practiceRelatório de Prática Profissional Supervisionada II Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa. Nele está espelhado todo o processo reflexivo e investigativo realizado junto de um grupo de crianças, em contexto de Jardim de Infância da rede pública, durante 5 meses. A prática pedagógica desenvolvida, sustentada por referencial teórico multidisciplinar que, ao longo de cinco meses, sustentou a ação pedagógica, permitiu-me agir em concordância, desenvolvendo uma investigação junto de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, e dos respetivos agentes educativos. A partir da caracterização do contexto e dos sujeitos e das intenções educativas e pedagógicas para a ação, colocou-se a questão de partida: O que é brincar? Os objetivos delineados do presente estudo de caso foram: i) analisar as conceções da educadora cooperante, das crianças e das famílias sobre os momentos de brincadeira; ii) identificar as conceções das crianças sobre o que é brincar e o tipo de brincadeiras que estabelecem entre si e com quem partilham esses momentos; e iii) compreender o papel do adulto nos momentos de brincadeira. A investigação assumiu uma natureza qualitativa, através do recurso às técnicas de recolha de dados: observação e entrevistas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e da sua triangulação. As conclusões apontam para uma atribuição de importância aos momentos de brincadeira das crianças no contexto de jardim de infância. No que diz respeito à construção da profissionalidade reflete-se sobre as duas PPS, realizadas em creche e JI, e como foram cruciais para a construção de uma identidade profissional, a de educadora de infância.ABSTRACT This report was written within the scope of the Supervised Professional Practice II (SPPII) integrated in the 2nd year of the study plan of the master’s degree in Preschool Education in the Lisbon School of Education. It reflects the whole reflexive and investigative process carried out with a group of children, in a public kindergarten context, for 5 months. The developed pedagogical practice, supported by a multidisciplinary theoretical framework that, throughout these months, sustained the pedagogical action, allowed me to act accordingly, developing an investigation with children between 3 and 6 years old, and the respective educational agents. Based on the characterization of the context and the subjects, and the educational and pedagogical intentions for action, the starting question was posed: What is play? The objectives outlined for this case study were: i) to analyse the conceptions of the cooperating educator, children, and families about playtime; ii) to identify the children's conceptions of what play is and the type of play they establish among themselves and with whom they share these moments; and iii) to understand the adult's role in playtime. The research was qualitative in nature, using data collection techniques: observation, questionnaire survey and interview. Data were analysed based on content analysis and triangulation. The conclusions point to an attribution of importance to children's play moments in the kindergarten context. Regarding the construction of professionalism, we reflect on the two SPP, carried out in kindergarten and nursery school, and how they were crucial to the construction of a professional identity as educator.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaTomás, Catarina AlmeidaRCIPLFernandes, Inês Filipa Antunes2023-09-21T09:58:24Z2023-06-172023-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16501TID:203353102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T02:15:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:21.658174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
title |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
spellingShingle |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância Fernandes, Inês Filipa Antunes Brincar Interações entre crianças Jardim de Infância Prática Pedagógica Play Children’s interactions Kindergarten Pedagogical practice |
title_short |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
title_full |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
title_fullStr |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
title_full_unstemmed |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
title_sort |
O que é brincar? concepções da educadora, das crianças e das famílias de um jardim de infância |
author |
Fernandes, Inês Filipa Antunes |
author_facet |
Fernandes, Inês Filipa Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomás, Catarina Almeida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Inês Filipa Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Interações entre crianças Jardim de Infância Prática Pedagógica Play Children’s interactions Kindergarten Pedagogical practice |
topic |
Brincar Interações entre crianças Jardim de Infância Prática Pedagógica Play Children’s interactions Kindergarten Pedagogical practice |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada II Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21T09:58:24Z 2023-06-17 2023-06-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16501 TID:203353102 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16501 |
identifier_str_mv |
TID:203353102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133581822394368 |