A unidade de saúde pública e o empoderamento comunitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria da Conceição Dinis Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35904
Resumo: O presente trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, inserida no plano curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto. Tem como principal finalidade descrever e analisar as experiências vivenciadas ao longo do referido estágio. Como problemática central escolheu-se o empoderamento comunitário para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem, tendo como epicentro a Unidade de Saúde Pública e como alvo de cuidados os enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde, enquanto comunidade. A partir da análise do Diagnóstico Local de Saúde e do Plano Local de Saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde onde decorreu o estágio, foram identificados os focos de enfermagem prioritários para uma potencial vigilância epidemiológica e analisadas as taxas de documentação dos mesmos por parte dos enfermeiros. Paralelamente, foi avaliado o nível de empoderamento comunitário dos enfermeiros para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem. Como metodologia, utilizou-se o Planeamento em Saúde, adequando-o ao processo de decisão clínica do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, baseado no Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Este modelo é promotor do empoderamento comunitário enquanto processo e resultado das intervenções dos enfermeiros e tem uma matriz de decisão clínica que orienta a abordagem destes, desde a atividade de diagnóstico à avaliação de resultados. No diagnóstico de situação foi identificado um nível baixo de empoderamento comunitário para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem, assim como o diagnóstico de enfermagem gestão comunitária comprometida, com comprometimento de todas as suas dimensões: liderança comunitária, participação comunitária e processo comunitário. Seguindo-se as fases do Planeamento em Saúde, foram determinadas prioridades, fixados objetivos, determinadas estratégias e intervenções, com vista à obtenção de ganhos no nível de empoderamento comunitário. Este estágio constituiu-se como um componente relevante no processo de formação contínua, permitindo a construção de um corpo de conhecimentos essencial ao exercício da profissão. Além disso, contribuiu de forma significativa para a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, assim como de Mestre em Enfermagem. Conclui-se afirmando que o modo de entender e exercer as funções atribuídas, no contexto dos cuidados de saúde primários, sofreu alterações como resultado das competências desenvolvidas ao longo do curso em geral, e do estágio em particular, sendo o aprofundamento contínuo dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências, indispensáveis à disciplina e à profissão de enfermagem.
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Como problemática central escolheu-se o empoderamento comunitário para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem, tendo como epicentro a Unidade de Saúde Pública e como alvo de cuidados os enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde, enquanto comunidade. A partir da análise do Diagnóstico Local de Saúde e do Plano Local de Saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde onde decorreu o estágio, foram identificados os focos de enfermagem prioritários para uma potencial vigilância epidemiológica e analisadas as taxas de documentação dos mesmos por parte dos enfermeiros. Paralelamente, foi avaliado o nível de empoderamento comunitário dos enfermeiros para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem. Como metodologia, utilizou-se o Planeamento em Saúde, adequando-o ao processo de decisão clínica do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, baseado no Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Este modelo é promotor do empoderamento comunitário enquanto processo e resultado das intervenções dos enfermeiros e tem uma matriz de decisão clínica que orienta a abordagem destes, desde a atividade de diagnóstico à avaliação de resultados. No diagnóstico de situação foi identificado um nível baixo de empoderamento comunitário para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem, assim como o diagnóstico de enfermagem gestão comunitária comprometida, com comprometimento de todas as suas dimensões: liderança comunitária, participação comunitária e processo comunitário. Seguindo-se as fases do Planeamento em Saúde, foram determinadas prioridades, fixados objetivos, determinadas estratégias e intervenções, com vista à obtenção de ganhos no nível de empoderamento comunitário. Este estágio constituiu-se como um componente relevante no processo de formação contínua, permitindo a construção de um corpo de conhecimentos essencial ao exercício da profissão. Além disso, contribuiu de forma significativa para a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, assim como de Mestre em Enfermagem. Conclui-se afirmando que o modo de entender e exercer as funções atribuídas, no contexto dos cuidados de saúde primários, sofreu alterações como resultado das competências desenvolvidas ao longo do curso em geral, e do estágio em particular, sendo o aprofundamento contínuo dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências, indispensáveis à disciplina e à profissão de enfermagem.The present work is part of the Curricular Unit Final Stage and Report, inserted in the curricular plan of the Master's Course in Nursing with Specialization in Community Nursing, in the area of Community Health and Public Health Nursing, of the Institute of Health Sciences of the Universidade Católica do Porto. Its main purpose is to describe and analyze the experiences lived during the referred stage. Community empowerment was chosen as the central issue for the epidemiological surveillance of nursing diagnoses, with the Public Health Unit as the epicenter and a Group of Health Centers nurses as a target of care. Based on the analysis of the Local Health Diagnosis and the Local Health Plan, of the Group of Health Centers where the internship took place, the priority nursing phenomena for potential epidemiological surveillance were identified and the documentation rates of patients were analyzed same by the nurses. At the same time, the level of nurses' community empowerment for epidemiological surveillance of nursing diagnoses was assessed. As a methodology, Health Planning was used, adapting it to the clinical decision process of the Specialist Nurse in Community Health and Public Health Nursing, based on the Evaluation, Intervention and Community Empowerment Model. This model promotes community empowerment as a process and as a result of nurses' interventions and has a clinical decision matrix that guides their approach, from the diagnostic activity to the evaluation of results. In the diagnosis of the situation, a low level of community empowerment was identified for the epidemiological surveillance of nursing diagnoses, as well as the nursing diagnosis of committed community management, with the compromise of all its dimensions: community leadership, community participation and the community process. Following the stages of Health Planning, priorities were determined, objectives were set, certain strategies and interventions were taken, with a view to obtaining gains in the level of community empowerment. This internship was a relevant component in the continuous training process, allowing the construction of a body of knowledge essential to the exercise of the profession. In addition, it contributed significantly to the acquisition of common and specific skills of the Specialist Nurse in Community Nursing, as well as Master of Nursing. It concludes by stating that the way of understanding and exercising the assigned functions, in the context of primary health care, has undergone changes as a result of the competences developed throughout the course in general, and the internship in particular, being the deepening knowledge and skills development, indispensable to the discipline and the nursing profession.Melo, Pedro Miguel AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoura, Maria da Conceição Dinis Ferreira2021-11-10T14:54:50Z2020-05-262020-032020-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35904TID:202505464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:09.635355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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