As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4926 |
Resumo: | Este estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos. |
id |
RCAP_524335a8bfec9c80870caf77bf32d608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4926 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicasoDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAALUNOSESTUDOS DE CASOMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOATIVIDADE FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONSTUDENTSCASE STUDIESPHYSICAL ACTIVITYEste estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos.This study aim try to understand what kind of experiences and conceptions students had, associated with their practice in discipline of Physical Education (P.E.) classes, and what factors influence the good and bad experiences of students regarding their attitude towards P.E. Looking realize students thinking, and which related them most likely to interfere in the convictions of the same. The study took place in Lisbon, at a College with six students, three male and two female. We methodologically we apply interviews to find out students opinion about the experiences P.E. classes and after that we did some analysis of contain to circumscribe the determining factors. Having thus been possible to consider the family to exercise a preponderant power in the design and assessment of pupils about the importance of maintaining an active lifestyle. As well, the lack of concern shown by the teachers, the lack of school organization and planning of classes, and some of the difficulties in understanding the levels of learning that students present, are also a cause influencer on negative experiences, relayed by these students.2014-06-12T10:03:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4926TID:201270064porClaro, Joana Alexandra de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:23.076564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
title |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
spellingShingle |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso Claro, Joana Alexandra de Oliveira DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ALUNOS ESTUDOS DE CASO MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ATIVIDADE FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION STUDENTS CASE STUDIES PHYSICAL ACTIVITY |
title_short |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
title_full |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
title_fullStr |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
title_full_unstemmed |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
title_sort |
As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso |
author |
Claro, Joana Alexandra de Oliveira |
author_facet |
Claro, Joana Alexandra de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Joana Alexandra de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ALUNOS ESTUDOS DE CASO MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ATIVIDADE FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION STUDENTS CASE STUDIES PHYSICAL ACTIVITY |
topic |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ALUNOS ESTUDOS DE CASO MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ATIVIDADE FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION STUDENTS CASE STUDIES PHYSICAL ACTIVITY |
description |
Este estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-12T10:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4926 TID:201270064 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4926 |
identifier_str_mv |
TID:201270064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131260601237504 |