As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Joana Alexandra de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4926
Resumo: Este estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos.
id RCAP_524335a8bfec9c80870caf77bf32d608
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicasoDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAALUNOSESTUDOS DE CASOMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOATIVIDADE FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONSTUDENTSCASE STUDIESPHYSICAL ACTIVITYEste estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos.This study aim try to understand what kind of experiences and conceptions students had, associated with their practice in discipline of Physical Education (P.E.) classes, and what factors influence the good and bad experiences of students regarding their attitude towards P.E. Looking realize students thinking, and which related them most likely to interfere in the convictions of the same. The study took place in Lisbon, at a College with six students, three male and two female. We methodologically we apply interviews to find out students opinion about the experiences P.E. classes and after that we did some analysis of contain to circumscribe the determining factors. Having thus been possible to consider the family to exercise a preponderant power in the design and assessment of pupils about the importance of maintaining an active lifestyle. As well, the lack of concern shown by the teachers, the lack of school organization and planning of classes, and some of the difficulties in understanding the levels of learning that students present, are also a cause influencer on negative experiences, relayed by these students.2014-06-12T10:03:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4926TID:201270064porClaro, Joana Alexandra de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:23.076564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
title As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
spellingShingle As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
Claro, Joana Alexandra de Oliveira
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ATIVIDADE FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
PHYSICAL ACTIVITY
title_short As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
title_full As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
title_fullStr As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
title_full_unstemmed As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
title_sort As experiências dos alunos na disciplina de educação física : um estudo multicaso
author Claro, Joana Alexandra de Oliveira
author_facet Claro, Joana Alexandra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, Joana Alexandra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ATIVIDADE FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
PHYSICAL ACTIVITY
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ATIVIDADE FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
PHYSICAL ACTIVITY
description Este estudo procurou perceber que tipo de experiências, e concepções tiveram os alunos, associados às suas práticas na disciplina de E.F., e quais os fatores que influenciam as boas e más experiências dos alunos em relação à sua atitude face à E.F. Procurando perceber o pensamento dos alunos, e quais os correlatos com maior probabilidade de interferirem nas convicções dos mesmos. O estudo realizou-se num estabelecimento privado, na região de Lisboa, com a participação de seis jovens, sendo três do género masculino e três do género feminino. Recorremos à aplicação de entrevistas para saber a opinião dos alunos sobre as experiências vividas na disciplina de E.F. e posteriormente realizámos a análise de conteúdo para circunscrever os fatores determinantes. Tendo, deste modo, sido possível considerar que a família exercer um “poder” preponderante na concepção e avaliação que os alunos fazem sobre a importância da manutenção do estilo de vida ativo. Bem como, a falta de preocupação revelada pelo professor, a falta de organização das aulas e planeamento das mesmas, e algumas das dificuldades na compreensão dos níveis de aprendizagem que os alunos apresentam, são também uma causa influenciadora nas experiências negativas, reveladas por estes alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-12T10:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4926
TID:201270064
url http://hdl.handle.net/10437/4926
identifier_str_mv TID:201270064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260601237504