Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Márcia Alexandra Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4967
Resumo: Neste estudo pretendeu-se analisar os comportamentos inapropriados nas aulas de Educação Física, mais concretamente, sobre as atitudes e perceções dos alunos face a este tipo de comportamentos, bem como as razões que conduzem os alunos a realizá-los. Procurou-se também conhecer os fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Para tal, recorrendo a questionários e entrevistas, visou-se aferir as perceções de 23 alunos do 9º ano de escolaridade, quanto ao grau de gravidade dos comportamentos evidenciados nas aulas e as razões que os conduziram à realização destas condutas. De igual modo, foram identificados os fatores e as atitudes que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. O registo em vídeo permitiu observar os comportamentos inapropriados dos alunos. Em suma, os resultados obtidos apontam que: a) a maioria dos alunos da turma não atua em conformidade com a sua conceção do grau de gravidade dos comportamentos; b) a falta de motivação e interesse pelas matérias/tarefas e a perceção de competência, são as razões mais evocadas pela generalidade dos alunos como justificação dos seus comportamentos; c) as matérias abordadas nas aulas, bem como o nível de competência dos alunos são também fatores que mais influenciam a sua participação nas aulas.
id RCAP_6f6a9ce8bbb2f8cbeb0920285329dd44
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiáriaDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAALUNOSCOMPORTAMENTOS DESVIANTESMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSTUDENTSDEVIANT BEHAVIOURSNeste estudo pretendeu-se analisar os comportamentos inapropriados nas aulas de Educação Física, mais concretamente, sobre as atitudes e perceções dos alunos face a este tipo de comportamentos, bem como as razões que conduzem os alunos a realizá-los. Procurou-se também conhecer os fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Para tal, recorrendo a questionários e entrevistas, visou-se aferir as perceções de 23 alunos do 9º ano de escolaridade, quanto ao grau de gravidade dos comportamentos evidenciados nas aulas e as razões que os conduziram à realização destas condutas. De igual modo, foram identificados os fatores e as atitudes que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. O registo em vídeo permitiu observar os comportamentos inapropriados dos alunos. Em suma, os resultados obtidos apontam que: a) a maioria dos alunos da turma não atua em conformidade com a sua conceção do grau de gravidade dos comportamentos; b) a falta de motivação e interesse pelas matérias/tarefas e a perceção de competência, são as razões mais evocadas pela generalidade dos alunos como justificação dos seus comportamentos; c) as matérias abordadas nas aulas, bem como o nível de competência dos alunos são também fatores que mais influenciam a sua participação nas aulas.This study pretended to analyze the inappropriate behavior in Physical Education classes, specifically, about the attitudes and perceptions that students have address to this type of behavior, and the reasons that lead to realize them. It also sought to know the factors that influence the participation of the students in the Physical Education classes. To this end, questionnaires and interviews were used to evaluate the perceptions of 23 students from the 9th grade regarding the severity’s degree of the behaviors evidenced in the classroom and the reasons which led them to perform these conducts. Similarly, the factors and attitudes that influence student’s participation in physical education classes were identified. The video recording allowed us to observe the students’ inappropriate behaviors. In summary, the results indicate that: a) most students did not act in accordance with their perception of the conduct severity’s degree, b) lack of motivation and interest in issues / tasks and the conception of competence are the reasons more evoked by most students as a justification for their behavior c) the matters discussed in class as well as the students’ skills level are the other factors that influence their participation in class.2014-06-19T09:12:46Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4967TID:201270099porMarques, Márcia Alexandra Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:14.711098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
title Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
spellingShingle Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
Marques, Márcia Alexandra Gonçalves
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
COMPORTAMENTOS DESVIANTES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
DEVIANT BEHAVIOURS
title_short Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
title_full Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
title_fullStr Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
title_full_unstemmed Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
title_sort Situações problema e fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de educação física: reflexão de uma professora estagiária
author Marques, Márcia Alexandra Gonçalves
author_facet Marques, Márcia Alexandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Márcia Alexandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
COMPORTAMENTOS DESVIANTES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
DEVIANT BEHAVIOURS
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
COMPORTAMENTOS DESVIANTES
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
STUDENTS
DEVIANT BEHAVIOURS
description Neste estudo pretendeu-se analisar os comportamentos inapropriados nas aulas de Educação Física, mais concretamente, sobre as atitudes e perceções dos alunos face a este tipo de comportamentos, bem como as razões que conduzem os alunos a realizá-los. Procurou-se também conhecer os fatores que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Para tal, recorrendo a questionários e entrevistas, visou-se aferir as perceções de 23 alunos do 9º ano de escolaridade, quanto ao grau de gravidade dos comportamentos evidenciados nas aulas e as razões que os conduziram à realização destas condutas. De igual modo, foram identificados os fatores e as atitudes que influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. O registo em vídeo permitiu observar os comportamentos inapropriados dos alunos. Em suma, os resultados obtidos apontam que: a) a maioria dos alunos da turma não atua em conformidade com a sua conceção do grau de gravidade dos comportamentos; b) a falta de motivação e interesse pelas matérias/tarefas e a perceção de competência, são as razões mais evocadas pela generalidade dos alunos como justificação dos seus comportamentos; c) as matérias abordadas nas aulas, bem como o nível de competência dos alunos são também fatores que mais influenciam a sua participação nas aulas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-19T09:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4967
TID:201270099
url http://hdl.handle.net/10437/4967
identifier_str_mv TID:201270099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131259598798848