Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Diana Raquel Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3658
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_525b8b8f1903e261c24e039c5cb1f650
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridadeLiteracia familiarCrenças parentaisPráticas de literaciaDesempenhos em leitura1º ano de escolaridadeFamily literacyParents’ beliefsLiteracy practicesPerformances in reading1st gradeDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA presente investigação tem como objectivos principais a caracterização de Práticas e Ambientes de Literacia Familiar e as Crenças Parentais (de papel, de auto-eficácia e sobre a aprendizagem) em famílias de crianças do 1º ano de escolaridade. Como segundo objectivo pretendemos analisar a relação existente entre as variáveis: crenças, práticas e ambientes, assim como também a relação entre as práticas e ambientes e os desempenhos das crianças em leitura. Para isso contámos com a colaboração de 116 pais e os respectivos 6 professores dos seus filhos. Foram utilizados 5 questionários para os pais: Práticas de Literacia Familiar, Crenças sobre o Papel dos pais na aprendizagem da leitura e escrita, Crenças sobre esta Aprendizagem, Crenças de Auto-Eficácia dos Pais e ainda, Ambientes de literacia. Foi ainda entregue aos professores um questionário para avaliação de competências em leitura das crianças. Os resultados obtidos indicam-nos assim que os pais realizam com mais frequência Práticas de Treino, contudo as suas Crenças são mais Holísticas em relação ao seu Papel e sobre a Aprendizagem. Os pais com Crenças Holísticas e os pais com Sentimentos mais altos de Eficácia vão realizar mais Práticas de Literacia e despendem mais tempo para estas actividades. Por sua vez, os pais de crianças com desempenhos mais altos em leitura vão despender mais tempo para actividades de leitura de histórias e estas também vão ter mais Práticas de Literacia Familiar em relação às crianças com desempenhos mais baixos em leitura.ABSTRACT: This research has as main objective the characterization of Practice, Literacy Home Environments and Parents Beliefs (about their role, the literacy learning process, and self-efficacy) in families of children in the 1st grade. As a second objective we want to analyze the relationships between variables: beliefs, practices and home environments and Children’s Reading Performances. For this, participated in this study 116 parents and six teachers of their children. For data collection we used five questionnaires for parents: family literacy practices, beliefs about the role of parents in literacy learning, beliefs about literacy learning process, parental self-efficacy beliefs and yet, literacy home environments. It was also given to the teachers a questionnaire to evaluate reading skills of children. The results showed us that parents perform more often training practices, but their beliefs are more Holistic in relation to its role and the learning process. Parents with holistic beliefs and parents with higher efficacy feelings will hold more Literacy Practices and spend more time for these activities. In turn, parents of children with higher performance for reading will spend more time reading stories and these activities will also have more Family Literacy Practices in relation to children with lower performance in reading.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAVilhena, Diana Raquel Lopes2015-05-16T09:22:30Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3658201101548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:29Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:32.499960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
title Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
spellingShingle Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
Vilhena, Diana Raquel Lopes
Literacia familiar
Crenças parentais
Práticas de literacia
Desempenhos em leitura
1º ano de escolaridade
Family literacy
Parents’ beliefs
Literacy practices
Performances in reading
1st grade
title_short Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
title_full Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
title_fullStr Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
title_sort Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
author Vilhena, Diana Raquel Lopes
author_facet Vilhena, Diana Raquel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilhena, Diana Raquel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia familiar
Crenças parentais
Práticas de literacia
Desempenhos em leitura
1º ano de escolaridade
Family literacy
Parents’ beliefs
Literacy practices
Performances in reading
1st grade
topic Literacia familiar
Crenças parentais
Práticas de literacia
Desempenhos em leitura
1º ano de escolaridade
Family literacy
Parents’ beliefs
Literacy practices
Performances in reading
1st grade
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-16T09:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3658
201101548
url http://hdl.handle.net/10400.12/3658
identifier_str_mv 201101548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130076352086016