Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardal, Raquel Mouro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15664
Resumo: O presente relatório é o resultado de uma reflexão e análise crítica do estágio pedagógico realizado no decurso do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, sobre as quatros áreas subjacentes a este processo: Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 – Investigação e Inovação Pedagógica; Área 3 – Participação na Escola e Área 4 – Relação com a Comunidade. O documento que se segue apresenta uma avaliação didática pessoal, baseada em reflexões sobre ações tomadas durante o estágio pedagógico, numa visão projetiva sobre a profissão. O enquadramento teórico apresentado é baseado na importância do caráter reflexivo, na construção e no desenvolvimento da identidade profissional. Na formação de professores, a literatura demonstra que o conhecimento do “Eu” é um elemento crucial da forma como os professores interpretam e constroem a natureza da sua profissão. Refletir para agir e refletir sobre a ação são um dos grandes desafios propostos ao longo do estágio pedagógico e discutido no presente documento. Os processos avaliativos são determinantes no desenvolvimento da ação educativa, sendo um pilar essencial na melhoria da aprendizagem dos alunos. O presente relatório visa deste modo efetuar um balanço sobre as competências adquiridas e os objetivos alcançados, assim como projetar o que será o futuro.
id RCAP_5260b6d8b1913cb8acacd65199d279c6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da AmadoraEducação FísicaProfessorEstágio PedagógicoReflexãoIdentidade ProfissionalPhysical EducationTeacherPedagogical internshipReflectionProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o resultado de uma reflexão e análise crítica do estágio pedagógico realizado no decurso do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, sobre as quatros áreas subjacentes a este processo: Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 – Investigação e Inovação Pedagógica; Área 3 – Participação na Escola e Área 4 – Relação com a Comunidade. O documento que se segue apresenta uma avaliação didática pessoal, baseada em reflexões sobre ações tomadas durante o estágio pedagógico, numa visão projetiva sobre a profissão. O enquadramento teórico apresentado é baseado na importância do caráter reflexivo, na construção e no desenvolvimento da identidade profissional. Na formação de professores, a literatura demonstra que o conhecimento do “Eu” é um elemento crucial da forma como os professores interpretam e constroem a natureza da sua profissão. Refletir para agir e refletir sobre a ação são um dos grandes desafios propostos ao longo do estágio pedagógico e discutido no presente documento. Os processos avaliativos são determinantes no desenvolvimento da ação educativa, sendo um pilar essencial na melhoria da aprendizagem dos alunos. O presente relatório visa deste modo efetuar um balanço sobre as competências adquiridas e os objetivos alcançados, assim como projetar o que será o futuro.This report is the outcome of a reflection and critical analysis of the pedagogical internship that took place during the school year of 2017/2018, in the Secondary School Amadora, which was integrated in the Teaching Physical Education Master’s Degree course Faculty of Human Kinetics. This reflection lies in four fundamental areas: Area 1 – Organization and Management of Teaching and Learning Processes; Area 2 – Pedagogical Research and Innovation; Area 3 – Participating in School Activities and Area 4 – Relationship with the Community. The following document presents a personal didactic evaluation, based on the reflection of the actions and decisions that were taken during the internship, in what one could call a projective point of view of the profession. The theoretical framework that is exposed on this document is based on the importance of reflection in the construction and development of the professional identity. Literature demonstrates that self-knowledge is crucial for the way teachers interpret and build the nature of their profession. One of the biggest challenges during the internship, and one that is discussed in this document, is the reflective process as a way to take an action and to reflect on it. The evaluation processes are decisive for the development of the educational action, being also a pillar of the improvement of the students’ learning process. This report intends to look back and analyze the learnt skills and the goals that were achieved, just as much as it intends to project the future.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaPardal, Raquel Mouro2018-06-20T13:20:39Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15664TID:201929813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:17.209433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
Pardal, Raquel Mouro
Educação Física
Professor
Estágio Pedagógico
Reflexão
Identidade Profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_sort Relatório final de estágio pedagógico: relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
author Pardal, Raquel Mouro
author_facet Pardal, Raquel Mouro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quitério, Ana Luísa Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardal, Raquel Mouro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor
Estágio Pedagógico
Reflexão
Identidade Profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Professor
Estágio Pedagógico
Reflexão
Identidade Profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório é o resultado de uma reflexão e análise crítica do estágio pedagógico realizado no decurso do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, sobre as quatros áreas subjacentes a este processo: Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 – Investigação e Inovação Pedagógica; Área 3 – Participação na Escola e Área 4 – Relação com a Comunidade. O documento que se segue apresenta uma avaliação didática pessoal, baseada em reflexões sobre ações tomadas durante o estágio pedagógico, numa visão projetiva sobre a profissão. O enquadramento teórico apresentado é baseado na importância do caráter reflexivo, na construção e no desenvolvimento da identidade profissional. Na formação de professores, a literatura demonstra que o conhecimento do “Eu” é um elemento crucial da forma como os professores interpretam e constroem a natureza da sua profissão. Refletir para agir e refletir sobre a ação são um dos grandes desafios propostos ao longo do estágio pedagógico e discutido no presente documento. Os processos avaliativos são determinantes no desenvolvimento da ação educativa, sendo um pilar essencial na melhoria da aprendizagem dos alunos. O presente relatório visa deste modo efetuar um balanço sobre as competências adquiridas e os objetivos alcançados, assim como projetar o que será o futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T13:20:39Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15664
TID:201929813
url http://hdl.handle.net/10400.5/15664
identifier_str_mv TID:201929813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131101298425856