Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Catarina Coelho Beato do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18860
Resumo: Seguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas.
id RCAP_af2d14ef615213e1e2e8a75328185aa1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da AmadoraAlunoComunidade educativaEducação físicaEstágio PedagógicoIdentidadeInvestigação-açãoMudançaProcesso ensino-aprendizagemProfessorReflexãoAction researchChangeEducational communityIdentityPedagogical internshipPhysical educationReflectionStudentTeacherTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisSeguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas.On a reflexive basis, this final internship report intends to expose the experience of the 2017/2018 internship year at Amadora High School. Therefore, the scientific knowledge previously acquired, the beliefs and ideologies, the professional experience and my reflection are interconnected. The pedagogic internship is a professional training developed under pedagogical supervision that represents the end of a training that professionally enables us to perform all the activities inherent to the Physical Education Teaching activity. Thus, the main areas of professional activity are represented here, namely the planning, conduction and assessment of Physical Education classes, participation in the school community, including the follow-up of a School Sports nucleus and the cooperation in the Direction Class and, finally, the research itself which is of particular importance due to the attempt to fill in gaps in the school context under analysis. Throughout the year of internship, I realised that an effective teacher should master a wide range of teaching strategies. However, there is no ideal "technique" of teaching. The teacher will have to, after analysing the context, the students and the objectives, outline the best way forward, always trying to achieve the student's success and maximise their learning. Summarising, this report includes a first chapter, addressing personal and professional identity issues related to my career as a student and now as a teacher; a second chapter focused on the internship experience; and a final chapter that highlights my experience with extra curricular activities (AEC's) and the importance of high quality "Physical Education" standards since early ages.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Catarina Coelho Beato do2019-11-26T13:59:57Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18860TID:202303373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.747979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
Nascimento, Catarina Coelho Beato do
Aluno
Comunidade educativa
Educação física
Estágio Pedagógico
Identidade
Investigação-ação
Mudança
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Reflexão
Action research
Change
Educational community
Identity
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
Student
Teacher
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
author Nascimento, Catarina Coelho Beato do
author_facet Nascimento, Catarina Coelho Beato do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quitério, Ana Luísa Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Catarina Coelho Beato do
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Comunidade educativa
Educação física
Estágio Pedagógico
Identidade
Investigação-ação
Mudança
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Reflexão
Action research
Change
Educational community
Identity
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
Student
Teacher
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Aluno
Comunidade educativa
Educação física
Estágio Pedagógico
Identidade
Investigação-ação
Mudança
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Reflexão
Action research
Change
Educational community
Identity
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
Student
Teacher
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Seguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-26T13:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18860
TID:202303373
url http://hdl.handle.net/10400.5/18860
identifier_str_mv TID:202303373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130169917440