Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18860 |
Resumo: | Seguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas. |
id |
RCAP_af2d14ef615213e1e2e8a75328185aa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da AmadoraAlunoComunidade educativaEducação físicaEstágio PedagógicoIdentidadeInvestigação-açãoMudançaProcesso ensino-aprendizagemProfessorReflexãoAction researchChangeEducational communityIdentityPedagogical internshipPhysical educationReflectionStudentTeacherTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisSeguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas.On a reflexive basis, this final internship report intends to expose the experience of the 2017/2018 internship year at Amadora High School. Therefore, the scientific knowledge previously acquired, the beliefs and ideologies, the professional experience and my reflection are interconnected. The pedagogic internship is a professional training developed under pedagogical supervision that represents the end of a training that professionally enables us to perform all the activities inherent to the Physical Education Teaching activity. Thus, the main areas of professional activity are represented here, namely the planning, conduction and assessment of Physical Education classes, participation in the school community, including the follow-up of a School Sports nucleus and the cooperation in the Direction Class and, finally, the research itself which is of particular importance due to the attempt to fill in gaps in the school context under analysis. Throughout the year of internship, I realised that an effective teacher should master a wide range of teaching strategies. However, there is no ideal "technique" of teaching. The teacher will have to, after analysing the context, the students and the objectives, outline the best way forward, always trying to achieve the student's success and maximise their learning. Summarising, this report includes a first chapter, addressing personal and professional identity issues related to my career as a student and now as a teacher; a second chapter focused on the internship experience; and a final chapter that highlights my experience with extra curricular activities (AEC's) and the importance of high quality "Physical Education" standards since early ages.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Catarina Coelho Beato do2019-11-26T13:59:57Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18860TID:202303373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.747979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora Nascimento, Catarina Coelho Beato do Aluno Comunidade educativa Educação física Estágio Pedagógico Identidade Investigação-ação Mudança Processo ensino-aprendizagem Professor Reflexão Action research Change Educational community Identity Pedagogical internship Physical education Reflection Student Teacher Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
author |
Nascimento, Catarina Coelho Beato do |
author_facet |
Nascimento, Catarina Coelho Beato do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quitério, Ana Luísa Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Catarina Coelho Beato do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Comunidade educativa Educação física Estágio Pedagógico Identidade Investigação-ação Mudança Processo ensino-aprendizagem Professor Reflexão Action research Change Educational community Identity Pedagogical internship Physical education Reflection Student Teacher Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Aluno Comunidade educativa Educação física Estágio Pedagógico Identidade Investigação-ação Mudança Processo ensino-aprendizagem Professor Reflexão Action research Change Educational community Identity Pedagogical internship Physical education Reflection Student Teacher Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Seguindo uma base reflexiva, este relatório final de estágio pretende expor a experiência do ano de estágio 2017/2018, na Escola Secundária da Amadora. Assim sendo, estão interligados neste relatório o conhecimento científico adquirido anteriormente, as crenças e ideologias, a experiência profissional e a minha reflexão.O estágio pedagógico é uma formação desenvolvida em regime de supervisão pedagógica que representa o final de uma formação que nos capacita profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à atividade docente de um Professor de Educação Física. Assim, estão aqui representadas as principais áreas de atuação profissional, respetivamente o planeamento, a condução e a avaliação das aulas de Educação Física, a participação na comunidade escolar, nomeadamente no acompanhamento de um núcleo de Desporto Escolar e na coadjuvação da direção de turma e, por fim, a investigação a qual assume particular importância devido a tentar colmatar lacunas que ocorrem no contexto escolar em análise. Ao longo de todo o ano de estágio percebi que um professor eficaz deve dominar um vasto leque de estratégias de ensino. Porém não existe a ―técnica‖ de ensino ideal. O professor terá que, após analisar o contexto, os alunos e os objetivos delinear o melhor caminho a seguir, tentando sempre alcançar o sucesso do aluno e promover as suas aprendizagens.Assim sendo, o relatório final de estágio engloba um primeiro capítulo, abordando as questões da identidade pessoal e profissional e de todo o meu percurso enquanto aluna e, agora, como professora, um segundo capítulo focado na experiência do estágio e um último capítulo que destaca a minha experiência relativamente às atividades de enriquecimento curricular (AEC‘s) e a importância que tem ―uma Educação Física‖ de qualidade desde as idades mais baixas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-11-26T13:59:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18860 TID:202303373 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18860 |
identifier_str_mv |
TID:202303373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130169917440 |