A ética e a utilidade da contabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8595 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Contabilidade, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016 |
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A ética e a utilidade da contabilidadeÉticaUtilidadeContabilidadeComportamentalNecessidade de cogniçãoEthicsUtilityAccountingBehavioralNeed for cognitionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Contabilidade, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016Neste estudo explana-se um modelo teórico de cinco dimensões - processo de tomada de decisão ética de Rest (1986); intensidade moral de Jones (1991); necessidade de cognição; atributos pessoais e informação financeira - por forma a entender as condições que levam os decisores a manipular informação e compreender se as questões de ética na tomada de decisão conduzem ou não a uma contabilidade mais útil. A amostra é não probabilística, por conveniência, constituída por 442 indivíduos. O estudo empírico foi realizado através de inquérito por questionário on-line, com escala de Likert. A recolha de dados foi efetuada com recurso ao software SurveyMonkey®, o qual permitiu uma integração automática dos dados com o software IBM SPSS® e AMOS® (versão 22) e o modelo analisado através do método de Análise de Equações Estruturais. Obteve-se um modelo estrutural que parece indicar que o processo de tomada de decisão ético e a intensidade moral estão associadas à necessidade de cognição do indivíduo. A utilidade da contabilidade e a preparação e apresentação das demonstrações financeiras estão relacionadas positivamente com a formação académica. Desta forma, como os resultados e a rentabilidade dos capitais influenciam a intensidade moral, parece ser possível concluir sobre a influência positiva das habilitações académicas na intenção ética e na utilidade da contabilidade.In this study a theoretical model of five dimensions is explained – Rest (1986) ethical decision making process; Jones (1991) moral intensity; need for cognition; personal attributes and financial information - in order to understand the conditions that lead policymakers to manipulate information and to understand the ethical issues in decision-making that lead or not, to a more useful accounting. The sample is not a probability, by convenience, consisting of 442 individuals. The empirical study was conducted through a survey by an online questionnaire, with the Likert scale. Data collection was performed using SurveyMonkey® software, enabling automatic data integration with IBM SPSS® and AMOS® (version 22) software and the model analysed by Structural Equation Analysis method. A structural model was obtained seeming to indicate that the process of ethical and moral intensity decisions is associated with the individual need of cognition. The utility of accounting, preparation and presentation of financial statements are positively related to the academic education. In this way, the results and the profitability of capital influence the moral intensity, it seems possible to conclude about the positive influence of academic ethics intention and accounting utility.Fernandes, Sant’anaGonçalves, CristinaSapientiaSilva, Hugo Manuel Taborda Palácios da2016-07-19T10:15:44Z2016-05-2420152016-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8595TID:202171906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:43.878181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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