Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, Maria Luísa Machado
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13598
Resumo: O ponto de partida para a elaboração deste trabalho centrou-se na vontade de conhecer as relações entre a Economia e a Educação, em especial aferir até que ponto o desenvolvimento dum país e duma região depende ou está relacionado com a localização das instituições de ensino superior e quais os seus contributos para esse desenvolvimento. A experiência profissional "empurrava-nos" para o aprofundamento de algumas das questões ligadas a esta problemática, pelo que se procurou aliar a necessária elaboração de uma dissertação do curso de mestrado em Ciências da Educação, com um melhor conhecimento científico da ligação da Educação as questões do desenvolvimento económico do nosso país, procurando assim que este trabalho pudesse estar ligado á actividade profissional desempenhada. Contudo, a problemática da relação Economia e Educação explana-se por uma multiplicidade de vectores, impossíveis de abarcar em toda a sua extensão, pelo que, desde logo, foi necessário identificar um problema central para o desenvolvimento da investigação. A pergunta de partida foi - "Educação e desenvolvimento, que perspectivas? 0 caso dos diplomados das instituições de ensino superior na região Alentejo, no ano lectivo de 1994/95 " . Privilegiou-se, assim, a questão da formação de recursos humanos qualificados de nível superior, procurando situá-la espacialmente, para o que se optou por uma região do nosso pais - o Alentejo -, em que as condições económicas de partida eram das mais desfavoráveis do pais e, ao mesmo tempo estava relacionada com a instituição onde iria decorrer a investigação. Interessa precisar que se considera que no âmbito da Ciências da Educação e concretamente na Administração Escolar, cabe plenamente o problema e a temática por que se enveredou, na medida em que esta engloba as questões de administração do sistema educativo, mormente na sua relação com a sociedade, questionando o papel actual das instituições de ensino superior num mundo em mudança acelerada, tendo, em consequência, que se conhecer os efeitos que a Educação e, em particular, o ensino superior podem ter para o crescimento e desenvolvimento económico. Não se pretendeu, pois, realçar a dimensão administrativa ou sociológica da Administração Educacional, como é habitual em muitos estudos desenvolvidos nesta área. Procurou-se, sobretudo, equacionar a gestão do sistema educativo e das organizações escolares de ensino superior, face aos objectivos e as finalidades enunciadas para a Educação pela sociedade actual, com vista a responder a uma sociedade e economia baseadas no saber. A abordagem económica pode situar a sua esfera de interesse na Educação, porque, como Neves (1997, p.14) salienta, a Economia não é o estudo da realidade económica, mas sim o estudo da realidade a partir de uma estrutura económica de análise: "A Economia não é o estudo dos fenómenos económicos! E não os estuda por uma razão muito simples: porque não há fenómenos económicos! Não há problemas económicos, como não há problemas sociais ou químicos. Na realidade, o que existe são fenómenos e problemas; a sua classificação é uma abstracção que a ciência realiza. ...Assim, qualquer problema real pode ser analisado do ponto de vista químico, físico, económico, social etc. ...Todos os assuntos da vida corrente do homem podem (e devem) ser objecto da Economia"
id RCAP_5269dc6c073ceba68f56c55f0b86a548
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95Desenvolvimento regionalAlentejo (Portugal)Diplomados do ensino superiorO ponto de partida para a elaboração deste trabalho centrou-se na vontade de conhecer as relações entre a Economia e a Educação, em especial aferir até que ponto o desenvolvimento dum país e duma região depende ou está relacionado com a localização das instituições de ensino superior e quais os seus contributos para esse desenvolvimento. A experiência profissional "empurrava-nos" para o aprofundamento de algumas das questões ligadas a esta problemática, pelo que se procurou aliar a necessária elaboração de uma dissertação do curso de mestrado em Ciências da Educação, com um melhor conhecimento científico da ligação da Educação as questões do desenvolvimento económico do nosso país, procurando assim que este trabalho pudesse estar ligado á actividade profissional desempenhada. Contudo, a problemática da relação Economia e Educação explana-se por uma multiplicidade de vectores, impossíveis de abarcar em toda a sua extensão, pelo que, desde logo, foi necessário identificar um problema central para o desenvolvimento da investigação. A pergunta de partida foi - "Educação e desenvolvimento, que perspectivas? 0 caso dos diplomados das instituições de ensino superior na região Alentejo, no ano lectivo de 1994/95 " . Privilegiou-se, assim, a questão da formação de recursos humanos qualificados de nível superior, procurando situá-la espacialmente, para o que se optou por uma região do nosso pais - o Alentejo -, em que as condições económicas de partida eram das mais desfavoráveis do pais e, ao mesmo tempo estava relacionada com a instituição onde iria decorrer a investigação. Interessa precisar que se considera que no âmbito da Ciências da Educação e concretamente na Administração Escolar, cabe plenamente o problema e a temática por que se enveredou, na medida em que esta engloba as questões de administração do sistema educativo, mormente na sua relação com a sociedade, questionando o papel actual das instituições de ensino superior num mundo em mudança acelerada, tendo, em consequência, que se conhecer os efeitos que a Educação e, em particular, o ensino superior podem ter para o crescimento e desenvolvimento económico. Não se pretendeu, pois, realçar a dimensão administrativa ou sociológica da Administração Educacional, como é habitual em muitos estudos desenvolvidos nesta área. Procurou-se, sobretudo, equacionar a gestão do sistema educativo e das organizações escolares de ensino superior, face aos objectivos e as finalidades enunciadas para a Educação pela sociedade actual, com vista a responder a uma sociedade e economia baseadas no saber. A abordagem económica pode situar a sua esfera de interesse na Educação, porque, como Neves (1997, p.14) salienta, a Economia não é o estudo da realidade económica, mas sim o estudo da realidade a partir de uma estrutura económica de análise: "A Economia não é o estudo dos fenómenos económicos! E não os estuda por uma razão muito simples: porque não há fenómenos económicos! Não há problemas económicos, como não há problemas sociais ou químicos. Na realidade, o que existe são fenómenos e problemas; a sua classificação é uma abstracção que a ciência realiza. ...Assim, qualquer problema real pode ser analisado do ponto de vista químico, físico, económico, social etc. ...Todos os assuntos da vida corrente do homem podem (e devem) ser objecto da Economia"Universidade de Évora2015-03-25T15:26:29Z2015-03-251999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13598http://hdl.handle.net/10174/13598pordep pedagogialuisa.cerdeira@reitoria.ul.pt676Cerdeira, Maria Luísa Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:41.556401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
title Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
spellingShingle Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
Cerdeira, Maria Luísa Machado
Desenvolvimento regional
Alentejo (Portugal)
Diplomados do ensino superior
title_short Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
title_full Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
title_fullStr Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
title_full_unstemmed Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
title_sort Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
author Cerdeira, Maria Luísa Machado
author_facet Cerdeira, Maria Luísa Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdeira, Maria Luísa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Alentejo (Portugal)
Diplomados do ensino superior
topic Desenvolvimento regional
Alentejo (Portugal)
Diplomados do ensino superior
description O ponto de partida para a elaboração deste trabalho centrou-se na vontade de conhecer as relações entre a Economia e a Educação, em especial aferir até que ponto o desenvolvimento dum país e duma região depende ou está relacionado com a localização das instituições de ensino superior e quais os seus contributos para esse desenvolvimento. A experiência profissional "empurrava-nos" para o aprofundamento de algumas das questões ligadas a esta problemática, pelo que se procurou aliar a necessária elaboração de uma dissertação do curso de mestrado em Ciências da Educação, com um melhor conhecimento científico da ligação da Educação as questões do desenvolvimento económico do nosso país, procurando assim que este trabalho pudesse estar ligado á actividade profissional desempenhada. Contudo, a problemática da relação Economia e Educação explana-se por uma multiplicidade de vectores, impossíveis de abarcar em toda a sua extensão, pelo que, desde logo, foi necessário identificar um problema central para o desenvolvimento da investigação. A pergunta de partida foi - "Educação e desenvolvimento, que perspectivas? 0 caso dos diplomados das instituições de ensino superior na região Alentejo, no ano lectivo de 1994/95 " . Privilegiou-se, assim, a questão da formação de recursos humanos qualificados de nível superior, procurando situá-la espacialmente, para o que se optou por uma região do nosso pais - o Alentejo -, em que as condições económicas de partida eram das mais desfavoráveis do pais e, ao mesmo tempo estava relacionada com a instituição onde iria decorrer a investigação. Interessa precisar que se considera que no âmbito da Ciências da Educação e concretamente na Administração Escolar, cabe plenamente o problema e a temática por que se enveredou, na medida em que esta engloba as questões de administração do sistema educativo, mormente na sua relação com a sociedade, questionando o papel actual das instituições de ensino superior num mundo em mudança acelerada, tendo, em consequência, que se conhecer os efeitos que a Educação e, em particular, o ensino superior podem ter para o crescimento e desenvolvimento económico. Não se pretendeu, pois, realçar a dimensão administrativa ou sociológica da Administração Educacional, como é habitual em muitos estudos desenvolvidos nesta área. Procurou-se, sobretudo, equacionar a gestão do sistema educativo e das organizações escolares de ensino superior, face aos objectivos e as finalidades enunciadas para a Educação pela sociedade actual, com vista a responder a uma sociedade e economia baseadas no saber. A abordagem económica pode situar a sua esfera de interesse na Educação, porque, como Neves (1997, p.14) salienta, a Economia não é o estudo da realidade económica, mas sim o estudo da realidade a partir de uma estrutura económica de análise: "A Economia não é o estudo dos fenómenos económicos! E não os estuda por uma razão muito simples: porque não há fenómenos económicos! Não há problemas económicos, como não há problemas sociais ou químicos. Na realidade, o que existe são fenómenos e problemas; a sua classificação é uma abstracção que a ciência realiza. ...Assim, qualquer problema real pode ser analisado do ponto de vista químico, físico, económico, social etc. ...Todos os assuntos da vida corrente do homem podem (e devem) ser objecto da Economia"
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01T00:00:00Z
2015-03-25T15:26:29Z
2015-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13598
http://hdl.handle.net/10174/13598
url http://hdl.handle.net/10174/13598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep pedagogia
luisa.cerdeira@reitoria.ul.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551826882560