Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/138 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica. |
id |
RCAP_526a93a2e3b8695cd51292d9c0ae2123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.E-Learning B-Learning AvaliaçãoTecnologia da informação e comunicação (TIC's)Projectos em e-/b-LearningAuto-avaliaçãoTMEO desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.Orientação: Prof.º Doutor José Matos Moreira.2013-08-14T18:00:17Z2009-06-16T11:37:59Z2009-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138http://hdl.handle.net/11328/138Rodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138http://hdl.handle.net/11328/138porCota: TME 362Rodrigues, Sónia Marisa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:16Zoai:repositorio.upt.pt:11328/138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:49.431380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
title |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
spellingShingle |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Rodrigues, Sónia Marisa da Silva E-Learning B-Learning Avaliação Tecnologia da informação e comunicação (TIC's) Projectos em e-/b-Learning Auto-avaliação TME |
title_short |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
title_full |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
title_fullStr |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
title_full_unstemmed |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
title_sort |
Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. |
author |
Rodrigues, Sónia Marisa da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Sónia Marisa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sónia Marisa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-Learning B-Learning Avaliação Tecnologia da informação e comunicação (TIC's) Projectos em e-/b-Learning Auto-avaliação TME |
topic |
E-Learning B-Learning Avaliação Tecnologia da informação e comunicação (TIC's) Projectos em e-/b-Learning Auto-avaliação TME |
description |
O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-16T11:37:59Z 2009-06-16 2013-08-14T18:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Rodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138 http://hdl.handle.net/11328/138 Rodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138 http://hdl.handle.net/11328/138 |
identifier_str_mv |
Rodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134958993801216 |