VISUAL STORYTELLING EM VIDEOJOGOS. HISTÓRIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nuno Gabriel Pinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2317
Resumo: Apesar de ser uma indústria popular e bem sucedida, muitos videojogos caem na armadilha de desenvolver os seus grafismos numa base puramente estética ou muitas vezes obcecada em realismo, sem perceberem o potencial que estes têm para suporte de narrativas. Outros, exploram o seu potencial através do uso eficiente de elementos visuais. Neste trabalho pretende-se perceber o impacto dos grafismos e ambientes virtuais no storytelling de um videojogo. A esta técnica chama-se de visual storytelling, muito usada em outros medias visuais. Compreender como funciona e como é aplicada é relevante para futuros video game developers que querem trabalhar no desenvolvimento de grafismos e ambientes virtuais, especialmente tendo em conta que videojogos são um media relativamente novo em comparação com cinema ou animação. É importante organizar a informação de forma a se tornar mais legível e coerente para o uso metodológico e estruturado na criação gráfica eficiente de conteúdos para este media. Neste projeto vai-se analisar o processo de criação e uso da arte em videojogos, especificamente na criação dos seus ambientes, e perceber o seu impacto. De seguida, selecionaremos uma metodologia a aplicar na preparação do material para um videojogo que irá ser desenvolvido na parte prática. Com a realização da pesquisa e parte prática e depois de tirar as conclusões, pretende-se sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento de videojogos para que possam ser aplicados em novos projetos de desenvolvimento de jogos.
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