Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/2878 |
Resumo: | Tendo em vista o incremento da mobilidade na Europa, o Processo de Bolonha está a ser levado à prática de modo a que, até 2010, seja possível aplicar um conjunto de princípios comuns a todas as instituições de ensino superior dos países aderentes. Este ambicioso Processo tenta responder a uma variada gama de questões sociais e desafios económicos, promovendo a qualidade da educação, a capacidade de investigação e a empregabilidade dos diplomados. Com o objectivo central de investigar as implicações deste novo paradigma de ensino/aprendizagem no mercado de trabalho relativo aos cursos na área das Ciências Económicas e Empresariais, foi realizado um inquérito por questionário junto dos licenciados que, actualmente, frequentam os cursos de Mestrado em Economia e em Gestão de Empresas da Universidade de Évora. Espera-se que os resultados obtidos constituam um contributo para melhorar a compreensão desta nova realidade social e organizacional da Europa, por parte da instituição envolvida, das entidades empregadoras e dos diplomados. |
id |
RCAP_5276f1d250de200e90897a225286efa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/2878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha?Ensino superiorProcesso de BolonhaEmpregabilidadeMobilidadeTendo em vista o incremento da mobilidade na Europa, o Processo de Bolonha está a ser levado à prática de modo a que, até 2010, seja possível aplicar um conjunto de princípios comuns a todas as instituições de ensino superior dos países aderentes. Este ambicioso Processo tenta responder a uma variada gama de questões sociais e desafios económicos, promovendo a qualidade da educação, a capacidade de investigação e a empregabilidade dos diplomados. Com o objectivo central de investigar as implicações deste novo paradigma de ensino/aprendizagem no mercado de trabalho relativo aos cursos na área das Ciências Económicas e Empresariais, foi realizado um inquérito por questionário junto dos licenciados que, actualmente, frequentam os cursos de Mestrado em Economia e em Gestão de Empresas da Universidade de Évora. Espera-se que os resultados obtidos constituam um contributo para melhorar a compreensão desta nova realidade social e organizacional da Europa, por parte da instituição envolvida, das entidades empregadoras e dos diplomados.Universidade de Évora2011-11-28T16:56:27Z2011-11-282007-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/2878http://hdl.handle.net/10174/2878pornaonaonaojroberto@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptjlnovas@uevora.pt644Roberto, JoséSaraiva, MargaridaCasas Novas, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:27.038191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
title |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
spellingShingle |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? Roberto, José Ensino superior Processo de Bolonha Empregabilidade Mobilidade |
title_short |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
title_full |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
title_fullStr |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
title_full_unstemmed |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
title_sort |
Ensino Superior em Portugal: Transpondo fronteiras à luz do novo paradigma de Bolonha? |
author |
Roberto, José |
author_facet |
Roberto, José Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto, José Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Processo de Bolonha Empregabilidade Mobilidade |
topic |
Ensino superior Processo de Bolonha Empregabilidade Mobilidade |
description |
Tendo em vista o incremento da mobilidade na Europa, o Processo de Bolonha está a ser levado à prática de modo a que, até 2010, seja possível aplicar um conjunto de princípios comuns a todas as instituições de ensino superior dos países aderentes. Este ambicioso Processo tenta responder a uma variada gama de questões sociais e desafios económicos, promovendo a qualidade da educação, a capacidade de investigação e a empregabilidade dos diplomados. Com o objectivo central de investigar as implicações deste novo paradigma de ensino/aprendizagem no mercado de trabalho relativo aos cursos na área das Ciências Económicas e Empresariais, foi realizado um inquérito por questionário junto dos licenciados que, actualmente, frequentam os cursos de Mestrado em Economia e em Gestão de Empresas da Universidade de Évora. Espera-se que os resultados obtidos constituam um contributo para melhorar a compreensão desta nova realidade social e organizacional da Europa, por parte da instituição envolvida, das entidades empregadoras e dos diplomados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01T00:00:00Z 2011-11-28T16:56:27Z 2011-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/2878 http://hdl.handle.net/10174/2878 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/2878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nao nao nao jroberto@uevora.pt msaraiva@uevora.pt jlnovas@uevora.pt 644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136467187924992 |