Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sílvia Pires da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2733
Resumo: A Gestão do Conhecimento compõe uma nova fase organizacional e faz com que as empresas invistam, cada vez mais, para implantar esse novo modelo de gestão. Vários estudiosos compartilham desta esfera para visão do ensino-aprendizado organizacional, como: Cyrineu Terra, Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho e Oziléia Serafim, Peter Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka e Takeuchi, entre outros. Eles defendem um objetivo comum: “que as organizações deverão se estruturar mais para serem “ensinantes e aprendizes”. Desenvolver pessoas e aprender a utilizar e avaliar sua capacidade intelectual será a grande estratégia competitiva para inovação de valores humanos e organizacionais. Através desta visão, é que se poderá focar que quando as pessoas estão mais treinadas e intelectualmente desenvolvidas darão mais resultados e tornarão as empresas mais competitivas. Sendo assim, o objetivo é poder mostrar como as empresas deverão, nesse momento, investir mais no seu “pessoal” e será demonstrado por um case de estudo na empresa Ótica Diniz Belém e poder avaliar a Gestão do Conhecimento nessa empresa, ressaltando a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, assim como, reconhecer os fatores determinantes que justifiquem a utilização da Gestão do Conhecimento, por fim, verificar a importância do desenvolvimento intelectual de “pessoas” para maior produtividade, como são estabelecidos em variados exemplos de empresas. As mudanças estão ocorrendo aceleradas e isso todos nós podemos comprovar, pois o mercado de trabalho e as organizações estarão mais exigentes, assim a área Gestão de conhecimento sofrerá mais impacto e as pessoas atuarão mais parcerias e sendo o real capital intelectual da organização.
id RCAP_5279259d816a402953b15551cb5e3f66
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz BelémGESTÃOGESTÃO DO CONHECIMENTOCAPITAL INTELECTUALDESENVOLVIMENTO HUMANOMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTKNOWLEDGE MANAGEMENTINTELLECTUAL CAPITALBUSINESS MANAGEMENTA Gestão do Conhecimento compõe uma nova fase organizacional e faz com que as empresas invistam, cada vez mais, para implantar esse novo modelo de gestão. Vários estudiosos compartilham desta esfera para visão do ensino-aprendizado organizacional, como: Cyrineu Terra, Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho e Oziléia Serafim, Peter Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka e Takeuchi, entre outros. Eles defendem um objetivo comum: “que as organizações deverão se estruturar mais para serem “ensinantes e aprendizes”. Desenvolver pessoas e aprender a utilizar e avaliar sua capacidade intelectual será a grande estratégia competitiva para inovação de valores humanos e organizacionais. Através desta visão, é que se poderá focar que quando as pessoas estão mais treinadas e intelectualmente desenvolvidas darão mais resultados e tornarão as empresas mais competitivas. Sendo assim, o objetivo é poder mostrar como as empresas deverão, nesse momento, investir mais no seu “pessoal” e será demonstrado por um case de estudo na empresa Ótica Diniz Belém e poder avaliar a Gestão do Conhecimento nessa empresa, ressaltando a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, assim como, reconhecer os fatores determinantes que justifiquem a utilização da Gestão do Conhecimento, por fim, verificar a importância do desenvolvimento intelectual de “pessoas” para maior produtividade, como são estabelecidos em variados exemplos de empresas. As mudanças estão ocorrendo aceleradas e isso todos nós podemos comprovar, pois o mercado de trabalho e as organizações estarão mais exigentes, assim a área Gestão de conhecimento sofrerá mais impacto e as pessoas atuarão mais parcerias e sendo o real capital intelectual da organização.Knowledge management arises to compose a new phase and, therefore, organization and companies are increasingly investing to implement this new management model. Several scholars share in this area towards a teaching-learning organization view, such as: Cyrino Earth Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho and Ozil Seraphim, Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka and Takeuchi and others. Thus, they defend a common goal: "that organizations should be structured to be more "teacher and learners“. Developing people and learning how to use and assess their intellectual capacity is the major competitive strategy to the innovation of human and organizational values. It is through this vision that one will be able to focus on this fact: the more intellectually developed and trained people are, the more results they’ll make and the more competitive companies will become. Therefore, the objective of this paper is to show how companies should, at this time, invest more in their staffs and it will be demonstrated by a case study in the company Ótica Diniz - Belem and the knowledge management in this company will be assessed, highlighting its contribution for the improvement of organizations’ performance, as well as recognize the crucial factors that justify the use of Knowledge Management and finally verify the importance of intellectual development of people for a greater productivity, as established in a variety of examples of companies. Accelerated changes are happening and anyone can prove because the labor market and organizations will be more demanding, so the area of knowledge management will suffer much more impact and people will act more in partnerships and they will be the real intellectual capita of the organization.2012-06-22T17:25:31Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2733porSilva, Sílvia Pires dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:37.091876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
title Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
spellingShingle Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
Silva, Sílvia Pires da
GESTÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CAPITAL INTELECTUAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
KNOWLEDGE MANAGEMENT
INTELLECTUAL CAPITAL
BUSINESS MANAGEMENT
title_short Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
title_full Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
title_fullStr Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
title_sort Gestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz Belém
author Silva, Sílvia Pires da
author_facet Silva, Sílvia Pires da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sílvia Pires da
dc.subject.por.fl_str_mv GESTÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CAPITAL INTELECTUAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
KNOWLEDGE MANAGEMENT
INTELLECTUAL CAPITAL
BUSINESS MANAGEMENT
topic GESTÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CAPITAL INTELECTUAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
KNOWLEDGE MANAGEMENT
INTELLECTUAL CAPITAL
BUSINESS MANAGEMENT
description A Gestão do Conhecimento compõe uma nova fase organizacional e faz com que as empresas invistam, cada vez mais, para implantar esse novo modelo de gestão. Vários estudiosos compartilham desta esfera para visão do ensino-aprendizado organizacional, como: Cyrineu Terra, Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho e Oziléia Serafim, Peter Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka e Takeuchi, entre outros. Eles defendem um objetivo comum: “que as organizações deverão se estruturar mais para serem “ensinantes e aprendizes”. Desenvolver pessoas e aprender a utilizar e avaliar sua capacidade intelectual será a grande estratégia competitiva para inovação de valores humanos e organizacionais. Através desta visão, é que se poderá focar que quando as pessoas estão mais treinadas e intelectualmente desenvolvidas darão mais resultados e tornarão as empresas mais competitivas. Sendo assim, o objetivo é poder mostrar como as empresas deverão, nesse momento, investir mais no seu “pessoal” e será demonstrado por um case de estudo na empresa Ótica Diniz Belém e poder avaliar a Gestão do Conhecimento nessa empresa, ressaltando a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, assim como, reconhecer os fatores determinantes que justifiquem a utilização da Gestão do Conhecimento, por fim, verificar a importância do desenvolvimento intelectual de “pessoas” para maior produtividade, como são estabelecidos em variados exemplos de empresas. As mudanças estão ocorrendo aceleradas e isso todos nós podemos comprovar, pois o mercado de trabalho e as organizações estarão mais exigentes, assim a área Gestão de conhecimento sofrerá mais impacto e as pessoas atuarão mais parcerias e sendo o real capital intelectual da organização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-06-22T17:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2733
url http://hdl.handle.net/10437/2733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131253422686208