Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, C. A. M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corazza, M. J., Kiouranis, N M. M., Pansera-de-Araújo, M. C., Oliveira, A. L., Maricato, F. E., Schneider, E. M., Ortiz, A. J., Carmo, T., Carvalho, J. L., Araújo, J. L. D., Rangel, M., Gimenes, E. R., Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64683
Resumo: Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.
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