Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64683 |
Resumo: | Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO. |
id |
RCAP_527da3ec89832f85a129689bbaf0db18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionárioEstudos de validaçãoFormação de professoresEnsino de ciênciasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade do MinhoJúnior, C. A. M.Corazza, M. J.Kiouranis, N M. M.Pansera-de-Araújo, M. C.Oliveira, A. L.Maricato, F. E.Schneider, E. M.Ortiz, A. J.Carmo, T.Carvalho, J. L.Araújo, J. L. D.Rangel, M.Gimenes, E. R.Carvalho, Graça Simões de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64683porJúnior, C.A.O.M., Corazza, M.J., Kiouranis, N.M.M., Pansera-de-Araújo, M.C., Oliveira, A.L., Maricato, F.E., Schneider, E.M., Ortiz, A.J., Carmo, T., Carvalho, J.L., Araújo, J.L.D., Rangel, M., Gimenes, E.R. & . Carvalho, G.S. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, 1-35.1415-21501983-211710.1590/21172020210110http://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e12364.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:04.884249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
title |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
spellingShingle |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário Júnior, C. A. M. Estudos de validação Formação de professores Ensino de ciências Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
title_full |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
title_fullStr |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
title_full_unstemmed |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
title_sort |
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário |
author |
Júnior, C. A. M. |
author_facet |
Júnior, C. A. M. Corazza, M. J. Kiouranis, N M. M. Pansera-de-Araújo, M. C. Oliveira, A. L. Maricato, F. E. Schneider, E. M. Ortiz, A. J. Carmo, T. Carvalho, J. L. Araújo, J. L. D. Rangel, M. Gimenes, E. R. Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, M. J. Kiouranis, N M. M. Pansera-de-Araújo, M. C. Oliveira, A. L. Maricato, F. E. Schneider, E. M. Ortiz, A. J. Carmo, T. Carvalho, J. L. Araújo, J. L. D. Rangel, M. Gimenes, E. R. Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, C. A. M. Corazza, M. J. Kiouranis, N M. M. Pansera-de-Araújo, M. C. Oliveira, A. L. Maricato, F. E. Schneider, E. M. Ortiz, A. J. Carmo, T. Carvalho, J. L. Araújo, J. L. D. Rangel, M. Gimenes, E. R. Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de validação Formação de professores Ensino de ciências Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estudos de validação Formação de professores Ensino de ciências Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64683 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J., Kiouranis, N.M.M., Pansera-de-Araújo, M.C., Oliveira, A.L., Maricato, F.E., Schneider, E.M., Ortiz, A.J., Carmo, T., Carvalho, J.L., Araújo, J.L.D., Rangel, M., Gimenes, E.R. & . Carvalho, G.S. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, 1-35. 1415-2150 1983-2117 10.1590/21172020210110 http://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e12364.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132382659346432 |