Exploração de situações aleatórias com jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3026 |
Resumo: | Sendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo. |
id |
RCAP_5281c87858b65d392e319ec1c955007d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração de situações aleatórias com jogossituações aleatóriasjogoprobabilidadeensino básicorandom situationsprobabilitygameprimary schoolSendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo.Since the random situations are a topic that appears in the Portuguese and in the international curriculum documents right from the early years of primary school, their introduction through games presents an extra motivation factor for students. In addition, allows addressing the probability as a measure through comparisons. This article discusses an intervention in a 4th grade classroom, where students reflect on the winning probability of each player. We note that the simulation and the discussion on the implementation stage of the game help students make the connection between the mathematical model and the context of the game. Furthermore, the teacher role is crucial both in the organization of all the data of the class in order to assist in the formation of grounded inferences, as in the systematization scheme that gives students more arguments in justification of the justice of the game.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBranco, Neusa Cristina VicenteColaço, SusanaMartins, Maria ClaraMestrinho, NelsonSantos, RaquelGarcia, Ana PaulaBruno, Cátia2020-08-17T14:41:00Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3026porBranco,N.; Colaço,S.; Martins,M.C.; Mestrinho,N.; Santos,R.; Garcia, A.P. & Bruno,C. (2013). Exploração de situações aleatórias com jogos. Revista da UIIPS,1(3), 84-97.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:53.389819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
title |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
spellingShingle |
Exploração de situações aleatórias com jogos Branco, Neusa Cristina Vicente situações aleatórias jogo probabilidade ensino básico random situations probability game primary school |
title_short |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
title_full |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
title_fullStr |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
title_full_unstemmed |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
title_sort |
Exploração de situações aleatórias com jogos |
author |
Branco, Neusa Cristina Vicente |
author_facet |
Branco, Neusa Cristina Vicente Colaço, Susana Martins, Maria Clara Mestrinho, Nelson Santos, Raquel Garcia, Ana Paula Bruno, Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Colaço, Susana Martins, Maria Clara Mestrinho, Nelson Santos, Raquel Garcia, Ana Paula Bruno, Cátia |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Neusa Cristina Vicente Colaço, Susana Martins, Maria Clara Mestrinho, Nelson Santos, Raquel Garcia, Ana Paula Bruno, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
situações aleatórias jogo probabilidade ensino básico random situations probability game primary school |
topic |
situações aleatórias jogo probabilidade ensino básico random situations probability game primary school |
description |
Sendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2020-08-17T14:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3026 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Branco,N.; Colaço,S.; Martins,M.C.; Mestrinho,N.; Santos,R.; Garcia, A.P. & Bruno,C. (2013). Exploração de situações aleatórias com jogos. Revista da UIIPS,1(3), 84-97. 2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137038361952256 |