Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Roseli Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-02042019-205237/
Resumo: Esta pesquisa aborda uma área da Matemática que trabalha a tomada de decisão. Trata da aplicação e análise de uma sequência de atividades para alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São Paulo com base em conceitos da Teoria dos Jogos. Tem como objetivos apresentar situações de dilema e jogos e promover a discussão de estratégias ótimas para solucioná-los, bem como apresentar aos alunos elementos desta teoria, tendo em vista a importância de desenvolver a habilidade de tomar decisões em situações de conflito. Design experiment foi o referencial metodológico escolhido. Inicialmente é apresentado um breve resumo da história da Teoria dos Jogos, destacando seus principais contribuidores, bem como uma explanação de seus conceitos e fundamentos, seguida de um resumo do modelo matemático. Na sequência, tem-se uma análise da relação entre o desenvolvimento da habilidade de tomar decisão em situações de conflito na formação escolar e os jogos dessa teoria; são citadas experiências de aplicações em sala de aula realizadas por alguns autores e conclusões obtidas. Em seguida, é feita uma apresentação da metodologia de pesquisa utilizada, justificando-se sua pertinência a este trabalho, bem como as ações de pesquisa de acordo com o embasamento metodológico. Em capítulos posteriores tem-se a descrição das atividades realizadas, comentários e análises. Da pesquisa pode-se concluir que foi possível mostrar aos alunos elementos da Teoria do Jogos, como aplicação da Matemática e que esta é ferramenta para modelar fenômenos que envolvem tomadas de decisão. Pode-se perceber que ocorreu a sensibilização dos alunos para situações de jogos de conflito e como a teoria lida com as mesmas.
id USP_7f0be514fd3e29e5206456d8f6339b94
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02042019-205237
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aulaSituations of conflict: an application of game theory in the classroomBasic educationEducação básicaExperimento de ensinoGame theorySituações de conflitoSituations of conflictTeaching experimentTeoria dos jogosEsta pesquisa aborda uma área da Matemática que trabalha a tomada de decisão. Trata da aplicação e análise de uma sequência de atividades para alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São Paulo com base em conceitos da Teoria dos Jogos. Tem como objetivos apresentar situações de dilema e jogos e promover a discussão de estratégias ótimas para solucioná-los, bem como apresentar aos alunos elementos desta teoria, tendo em vista a importância de desenvolver a habilidade de tomar decisões em situações de conflito. Design experiment foi o referencial metodológico escolhido. Inicialmente é apresentado um breve resumo da história da Teoria dos Jogos, destacando seus principais contribuidores, bem como uma explanação de seus conceitos e fundamentos, seguida de um resumo do modelo matemático. Na sequência, tem-se uma análise da relação entre o desenvolvimento da habilidade de tomar decisão em situações de conflito na formação escolar e os jogos dessa teoria; são citadas experiências de aplicações em sala de aula realizadas por alguns autores e conclusões obtidas. Em seguida, é feita uma apresentação da metodologia de pesquisa utilizada, justificando-se sua pertinência a este trabalho, bem como as ações de pesquisa de acordo com o embasamento metodológico. Em capítulos posteriores tem-se a descrição das atividades realizadas, comentários e análises. Da pesquisa pode-se concluir que foi possível mostrar aos alunos elementos da Teoria do Jogos, como aplicação da Matemática e que esta é ferramenta para modelar fenômenos que envolvem tomadas de decisão. Pode-se perceber que ocorreu a sensibilização dos alunos para situações de jogos de conflito e como a teoria lida com as mesmas.This research addresses an area of mathematics that works on decision making. It deals with the application and analysis of a sequence of activities for high school students of a state school in the city of São Paulo based on concepts of Game Theory. It aims to present situations of dilemma and games and to promote the discussion of optimal strategies to solve them, as well as to present to the students elements of this theory, in view of the importance of developing the ability to make decisions in situations of conflict. The design experiment was chosen as methodological reference. Initially, a brief summary of the history of the Game Theory is presented, highlighting its main contributors, as well as an explanation of its concepts and fundamentals, followed by a summary of the mathematical model. In the sequence, there is an analysis of the relationship between the development of the ability to make decisions in situations of conflict in school formation and the games of this theory; experiences of classroom applications made by some authors and conclusions are cited. Then, a presentation of the methodology of research is made, justifying its relevance to this work, as well as the research actions according to the methodological basis. In later chapters there is a description of the activities carried out, comments and analysis. From the research it can be concluded that it was possible to show students the elements of the Game Theory as an application of Mathematics and that this is a tool to model phenomena involving decision making. It can be noticed that students have been sensitized to situations of conflict games and how the theory deals with them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCerri, CristinaTeixeira, Roseli Rocha2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-02042019-205237/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-02042019-205237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
Situations of conflict: an application of game theory in the classroom
title Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
spellingShingle Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
Teixeira, Roseli Rocha
Basic education
Educação básica
Experimento de ensino
Game theory
Situações de conflito
Situations of conflict
Teaching experiment
Teoria dos jogos
title_short Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
title_full Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
title_fullStr Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
title_full_unstemmed Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
title_sort Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
author Teixeira, Roseli Rocha
author_facet Teixeira, Roseli Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerri, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Roseli Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Basic education
Educação básica
Experimento de ensino
Game theory
Situações de conflito
Situations of conflict
Teaching experiment
Teoria dos jogos
topic Basic education
Educação básica
Experimento de ensino
Game theory
Situações de conflito
Situations of conflict
Teaching experiment
Teoria dos jogos
description Esta pesquisa aborda uma área da Matemática que trabalha a tomada de decisão. Trata da aplicação e análise de uma sequência de atividades para alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São Paulo com base em conceitos da Teoria dos Jogos. Tem como objetivos apresentar situações de dilema e jogos e promover a discussão de estratégias ótimas para solucioná-los, bem como apresentar aos alunos elementos desta teoria, tendo em vista a importância de desenvolver a habilidade de tomar decisões em situações de conflito. Design experiment foi o referencial metodológico escolhido. Inicialmente é apresentado um breve resumo da história da Teoria dos Jogos, destacando seus principais contribuidores, bem como uma explanação de seus conceitos e fundamentos, seguida de um resumo do modelo matemático. Na sequência, tem-se uma análise da relação entre o desenvolvimento da habilidade de tomar decisão em situações de conflito na formação escolar e os jogos dessa teoria; são citadas experiências de aplicações em sala de aula realizadas por alguns autores e conclusões obtidas. Em seguida, é feita uma apresentação da metodologia de pesquisa utilizada, justificando-se sua pertinência a este trabalho, bem como as ações de pesquisa de acordo com o embasamento metodológico. Em capítulos posteriores tem-se a descrição das atividades realizadas, comentários e análises. Da pesquisa pode-se concluir que foi possível mostrar aos alunos elementos da Teoria do Jogos, como aplicação da Matemática e que esta é ferramenta para modelar fenômenos que envolvem tomadas de decisão. Pode-se perceber que ocorreu a sensibilização dos alunos para situações de jogos de conflito e como a teoria lida com as mesmas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-02042019-205237/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-02042019-205237/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256603770748928