Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Catarina Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2675
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.
id RCAP_528a679e4ff09ed9fea3a22ea25c10de
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infânciaEducação Pré-escolarCrecheJardim de InfânciaEnsino das ciênciasCorpo humanoDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.Saraiva, Alzira Maria RascãoIC-OnlineSilva, Sara Catarina Santos2017-07-24T10:28:23Z2017-07-042017-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2675TID:201719789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:38Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:59.235791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
title Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
spellingShingle Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
Silva, Sara Catarina Santos
Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Ensino das ciências
Corpo humano
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
title_full Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
title_fullStr Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
title_full_unstemmed Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
title_sort Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infância
author Silva, Sara Catarina Santos
author_facet Silva, Sara Catarina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Alzira Maria Rascão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Catarina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Ensino das ciências
Corpo humano
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Ensino das ciências
Corpo humano
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24T10:28:23Z
2017-07-04
2017-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2675
TID:201719789
url http://hdl.handle.net/10400.8/2675
identifier_str_mv TID:201719789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136964263280640