Refletindo e investigando enquanto educadora da creche ao jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2616 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, encontra-se dividido em três contextos. O primeiro está relacionado com as vivências em contexto de Creche, o segundo está direcionado para as vivências em Jardim de Infância I e, por último, apresentam-se as vivências em Jardim de Infância II. No contexto de Creche apresentam-se as vivências realizadas no decorrer da Prática Pedagógica, evidenciando-se os aspetos mais marcantes, as experiências mais significativas as aprendizagens e as dificuldades sentidas. O contexto de Jardim de Infância I encontra-se dividido em dois pontos. Primeiramente apresenta-se a dimensão reflexiva na qual se evidenciam os aspetos e as experiências realizadas mais significativas, assim como algumas aprendizagens e dificuldades sentidas. De seguida, apresenta-se o Projeto intitulado As Tartarugas realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto tendo por base os interesses demonstrados pelas crianças. O contexto de Jardim de Infância II está dividido em três pontos. Em primeiro lugar apresenta-se a dimensão reflexiva da Prática Pedagógica, que aborda os aspetos mais marcantes no decorrer da mesma e ainda algumas vivências significativas. Em seguida, apresenta-se o Projeto intitulado O Corpo Humano, seguindo a Metodologia de Trabalho por Projeto, tendo como ponto inicial o interesse e curiosidades demonstrado pelas crianças sobre o assunto. Por último, encontra-se o ensaio investigativo de carácter essencialmente qualitativo, na forma de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 3, 4 e 5 anos. O estudo procurou dar resposta à questão “Será que MR com 3 anos, CS com 4 anos e TB com 5 anos de idade exploram materiais do quotidiano de maneiras diferentes?”. Os dados revelaram que são as crianças de 3 e 4 anos que utilizam mais órgãos de sentido para explorarem. Na classificação são as crianças de 4 e 5 anos que agrupam os objetos por mais do que dois critérios em simultâneo. A criança de 5 anos parece ter a noção de quantidade já desenvolvida, enquanto a criança de 3 anos ainda não realiza contagens. Na brincadeira apenas a criança de 5 anos realiza o jogo com regras, nível mais complexo dentro da brincadeira. |
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