Teatro musical como elemento transformador da comunidade educativa : "Dar voz à esperança”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40881 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Música, da Escola de Artes do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, visa partilhar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP) no ano letivo 2021/2022, nas unidades curriculares de Canto e Classe de Conjunto Vocal, na Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), assim como toda a investigação relacionada com o desenho, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) intitulado “Teatro Musical como Elemento Transformador da Comunidade Educativa – Dar Voz à Esperança”, implementado no Colégio do Minho (CM), em Viana do Castelo, escola com parceria pedagógica com a AMVC. A primeira parte deste relatório apresenta a PP através de uma reflexão do desenvolvimento da mestranda ao longo do ano letivo, nomeadamente no respeitante à aquisição de competências profissionais, organizacionais e comportamentais, no desempenho de diferentes tarefas na AMVC. O PIP, na segunda parte, apresenta uma investigação de natureza qualitativa, com utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos na recolha de dados, que teve como objetivo problematizar as áreas da Educação Artística e da Educação para a Cidadania, partindo da reflexão sobre um projeto cujo tema é o recurso ao Teatro Musical (TM) como ferramenta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de conteúdos relacionados com os domínios de Direitos Humanos e Saúde Mental, fortalecendo, simultaneamente, as aprendizagens dos/as alunos/as no âmbito do TM e dos referidos conteúdos. Os intervenientes foram quatro turmas do 1.º ciclo (1CEB), do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, a Classe de Canto (CC), assim como diversos/as professores/as e elementos da direção e coordenação no CM. Os instrumentos de recolha de dados incluíram registos audiovisuais, observação participante, inquéritos aos alunos da CC e ao público dos espetáculos, recolha de pareceres de representantes de diversas entidades, e entrevistas a alunos/as do 1CEB, a docentes e coordenadoras envolvidos/as, e ao diretor pedagógico do CM. Os resultados obtidos evidenciaram os efeitos positivos de um projeto que se alicerçou em práticas artísticas e se revelou como um instrumento facilitador da divulgação de valores e promotor do desenvolvimento global dos/as alunos/as. Concluiu-se que as perceções da comunidade escolar permitiram compreender que projetos como este teriam o potencial de constituir um fator de desenvolvimento pessoal, social, artístico e estético, sendo fundamental continuar a promover tais iniciativas que predispõem para a mudança de valores e atitudes, e ajudam a combater práticas de desigualdade social. |
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Teatro musical como elemento transformador da comunidade educativa : "Dar voz à esperança”Teatro musicalCidadania e desenvolvimentoInterdisciplinaridadeDomínios de autonomia curricularDireitos humanos / Direitos das criançasSaúde mentalMusical theatreCitizenship and developmentInterdisciplinarityDomains of curricular autonomyHuman rights / Children's rightsMental healthDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Música, da Escola de Artes do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, visa partilhar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP) no ano letivo 2021/2022, nas unidades curriculares de Canto e Classe de Conjunto Vocal, na Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), assim como toda a investigação relacionada com o desenho, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) intitulado “Teatro Musical como Elemento Transformador da Comunidade Educativa – Dar Voz à Esperança”, implementado no Colégio do Minho (CM), em Viana do Castelo, escola com parceria pedagógica com a AMVC. A primeira parte deste relatório apresenta a PP através de uma reflexão do desenvolvimento da mestranda ao longo do ano letivo, nomeadamente no respeitante à aquisição de competências profissionais, organizacionais e comportamentais, no desempenho de diferentes tarefas na AMVC. O PIP, na segunda parte, apresenta uma investigação de natureza qualitativa, com utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos na recolha de dados, que teve como objetivo problematizar as áreas da Educação Artística e da Educação para a Cidadania, partindo da reflexão sobre um projeto cujo tema é o recurso ao Teatro Musical (TM) como ferramenta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de conteúdos relacionados com os domínios de Direitos Humanos e Saúde Mental, fortalecendo, simultaneamente, as aprendizagens dos/as alunos/as no âmbito do TM e dos referidos conteúdos. Os intervenientes foram quatro turmas do 1.º ciclo (1CEB), do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, a Classe de Canto (CC), assim como diversos/as professores/as e elementos da direção e coordenação no CM. Os instrumentos de recolha de dados incluíram registos audiovisuais, observação participante, inquéritos aos alunos da CC e ao público dos espetáculos, recolha de pareceres de representantes de diversas entidades, e entrevistas a alunos/as do 1CEB, a docentes e coordenadoras envolvidos/as, e ao diretor pedagógico do CM. Os resultados obtidos evidenciaram os efeitos positivos de um projeto que se alicerçou em práticas artísticas e se revelou como um instrumento facilitador da divulgação de valores e promotor do desenvolvimento global dos/as alunos/as. Concluiu-se que as perceções da comunidade escolar permitiram compreender que projetos como este teriam o potencial de constituir um fator de desenvolvimento pessoal, social, artístico e estético, sendo fundamental continuar a promover tais iniciativas que predispõem para a mudança de valores e atitudes, e ajudam a combater práticas de desigualdade social.This report, carried out within the scope of the Master's Course in Music Teaching, at the Escola de Artes do Centro Regional do Porto of the Universidade Católica Portuguesa, aims to share the learnings carried out during the Professional Practice (PP) throughout the academic year of 2021/2022, in the subjects of Singing and Vocal Ensemble Class, at the Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), as well as all the research related to the design, implementation and evaluation of the Pedagogical Intervention Project (PIP) entitled “Musical Theatre as a Transforming Element of the Educational Community – Giving a Voice to Hope”, implemented at Colégio do Minho (CM), in Viana do Castelo, a school with a pedagogical partnership with AMVC. AMVC is a vocational education school founded as an association in 1977, and CM is a private and cooperative educational establishment, founded in 1942. Both schools are located in the center of Viana do Castelo, and have pedagogical autonomy for teaching basic and secondary education. The PP presents a reflection on the development of the master's student throughout the academic year, namely with regard to the acquisition of professional, organizational and behavioral skills, in the performance of different tasks at AMVC. The PIP presents an investigation of a qualitative nature, using qualitative and quantitative instruments in the collection of data, which aimed to problematize the areas of Arts Education and Education for Citizenship, starting from the reflection on a project whose theme is the use of Musical Theatre as a teaching-learning tool for the development of content related to the domains of Human Rights and Mental Health, simultaneously strengthening the students' learning within the scope of the musical theatre and the aforementioned contents. The participants were four classes of the 1st cycle (1CEB), from the 1st to the 4th year of schooling, the Singing Class (CC), as well as several teachers and elements of the headmaster's office and coordination in the CM. The data collection instruments included audiovisual recordings, participant observation, surveys of CC students and the audience of the shows, collection of opinions from representatives of various entities, and interviews with 1CEB students, teachers and coordinators involved, and the pedagogical headmaster of the CM. The results obtained showed the positive effects of a project that was based on artistic practices and proved to be an instrument that facilitated the dissemination of values and promoted the global development of students. It was concluded that the perceptions of the school community allowed us to understand that projects like this could constitute a factor of personal, social, artistic and aesthetic development, being essential to continue to promote such initiatives that predispose to the change of values and attitudes and help to combat practices of social inequality.Serra, Ana Sofia Almeida SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Sofia Filipa Moura2023-04-19T10:42:52Z2022-12-192022-092022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40881TID:203223780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:34.090396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Música, da Escola de Artes do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, visa partilhar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP) no ano letivo 2021/2022, nas unidades curriculares de Canto e Classe de Conjunto Vocal, na Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), assim como toda a investigação relacionada com o desenho, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) intitulado “Teatro Musical como Elemento Transformador da Comunidade Educativa – Dar Voz à Esperança”, implementado no Colégio do Minho (CM), em Viana do Castelo, escola com parceria pedagógica com a AMVC. A primeira parte deste relatório apresenta a PP através de uma reflexão do desenvolvimento da mestranda ao longo do ano letivo, nomeadamente no respeitante à aquisição de competências profissionais, organizacionais e comportamentais, no desempenho de diferentes tarefas na AMVC. O PIP, na segunda parte, apresenta uma investigação de natureza qualitativa, com utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos na recolha de dados, que teve como objetivo problematizar as áreas da Educação Artística e da Educação para a Cidadania, partindo da reflexão sobre um projeto cujo tema é o recurso ao Teatro Musical (TM) como ferramenta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de conteúdos relacionados com os domínios de Direitos Humanos e Saúde Mental, fortalecendo, simultaneamente, as aprendizagens dos/as alunos/as no âmbito do TM e dos referidos conteúdos. Os intervenientes foram quatro turmas do 1.º ciclo (1CEB), do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, a Classe de Canto (CC), assim como diversos/as professores/as e elementos da direção e coordenação no CM. Os instrumentos de recolha de dados incluíram registos audiovisuais, observação participante, inquéritos aos alunos da CC e ao público dos espetáculos, recolha de pareceres de representantes de diversas entidades, e entrevistas a alunos/as do 1CEB, a docentes e coordenadoras envolvidos/as, e ao diretor pedagógico do CM. Os resultados obtidos evidenciaram os efeitos positivos de um projeto que se alicerçou em práticas artísticas e se revelou como um instrumento facilitador da divulgação de valores e promotor do desenvolvimento global dos/as alunos/as. Concluiu-se que as perceções da comunidade escolar permitiram compreender que projetos como este teriam o potencial de constituir um fator de desenvolvimento pessoal, social, artístico e estético, sendo fundamental continuar a promover tais iniciativas que predispõem para a mudança de valores e atitudes, e ajudam a combater práticas de desigualdade social. |
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