Representações nas novas aprendizagens essenciais: comparação de frações no 5º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26845 |
Resumo: | Ao longo do ano letivo 2021-2022 decorreu a operacionalização antecipada das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (NAEM) (Canavarro et al., 2021). No 5.º ano de escolaridade duas professoras (Irene e Susana), coautoras deste artigo, trabalharam ao longo de todo o ano letivo de forma colaborativa, reunindo semanalmente para planificar, construir tarefas, selecionar materiais e refletir sobre o trabalho decorrido. Esse trabalho foi desenvolvido com o acompanhamento de três elementos do Grupo de Desenvolvimento Curricular e Profissional da Matemática onde todas as opções e decisões relativas à planificação foram discutidas antes de serem levadas à prática e onde se refletiu, também, sobre a sua implementação, recolhendo dados para fundamentar futuras ações. No âmbito da planificação de tarefas a levar à sala de aula, tivemos como ponto de partida as necessidades dos alunos em conjunção com aspetos de excecionalidade. Esta excecionalidade deve-se ao facto destes alunos, que estavam a iniciar o 2.º ciclo num novo programa de Matemática, concretizado nas NAEM de 5.º ano, viveram o seu processo de aprendizagem durante parte do 5.º ciclo no contexto de pandemia Covid 19, em que entre muitas outras condicionantes não lhes foi possível a utilização de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tornou-se, desta forma, ainda mais evidente o preconizado nas NAEM no que respeita à necessidade de uma articulação constante entre as aprendizagens a realizar no 2.º ciclo e as realizadas no 1.º ciclo. É neste contexto que surge este artigo, no qual pretendemos dar a conhecer o trabalho desenvolvido em sala de aula sobre a comparação de frações, tendo-se optado pelo recurso à utilização do material manipulável, no caso concreto as barras Cuisenaire. Foram, ainda, desenvolvidas as capacidades de comunicação matemática, pensamento crítico e criatividade. |
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Elvira; Martins, Cristina; Martins, Irene; Serra, Susana (2022). Representações nas novas aprendizagens essenciais: comparação de frações no 5º ano de escolaridade. Números e Pensamento Computacional: Educação e Matemática. ISSN 2795-4730. 66, p. 67-70 2795-4730 |
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