Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26844 |
Resumo: | Com a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade. |
id |
RCAP_27cf878c9edb708ce1c66864a34f61a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26844 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplasAprendizagens essenciaisPensamento ComputacionalNúmerosTarefasMatemáticaResearch Subject Categories::MATHEMATICSCom a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade.Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBMestre, CéliaMartins, CristinaTourais, CândidaGuerra, Isabel2023-02-09T10:25:51Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26844porMestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel (2022). Novas aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade: representações múltiplas. Números e Pensamento Computacional: Educação e Matemática. ISSN 2795-4730. 66, p. 33-372795-4730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:12.266951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
title |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
spellingShingle |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas Mestre, Célia Aprendizagens essenciais Pensamento Computacional Números Tarefas Matemática Research Subject Categories::MATHEMATICS |
title_short |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
title_full |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
title_fullStr |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
title_full_unstemmed |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
title_sort |
Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas |
author |
Mestre, Célia |
author_facet |
Mestre, Célia Martins, Cristina Tourais, Cândida Guerra, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Cristina Tourais, Cândida Guerra, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mestre, Célia Martins, Cristina Tourais, Cândida Guerra, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagens essenciais Pensamento Computacional Números Tarefas Matemática Research Subject Categories::MATHEMATICS |
topic |
Aprendizagens essenciais Pensamento Computacional Números Tarefas Matemática Research Subject Categories::MATHEMATICS |
description |
Com a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-09T10:25:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/26844 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/26844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel (2022). Novas aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade: representações múltiplas. Números e Pensamento Computacional: Educação e Matemática. ISSN 2795-4730. 66, p. 33-37 2795-4730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135460811866112 |