Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Célia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Cristina, Tourais, Cândida, Guerra, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26844
Resumo: Com a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade.
id RCAP_27cf878c9edb708ce1c66864a34f61a3
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplasAprendizagens essenciaisPensamento ComputacionalNúmerosTarefasMatemáticaResearch Subject Categories::MATHEMATICSCom a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade.Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBMestre, CéliaMartins, CristinaTourais, CândidaGuerra, Isabel2023-02-09T10:25:51Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26844porMestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel (2022). Novas aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade: representações múltiplas. Números e Pensamento Computacional: Educação e Matemática. ISSN 2795-4730. 66, p. 33-372795-4730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:12.266951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
title Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
spellingShingle Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
Mestre, Célia
Aprendizagens essenciais
Pensamento Computacional
Números
Tarefas
Matemática
Research Subject Categories::MATHEMATICS
title_short Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
title_full Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
title_fullStr Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
title_full_unstemmed Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
title_sort Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas
author Mestre, Célia
author_facet Mestre, Célia
Martins, Cristina
Tourais, Cândida
Guerra, Isabel
author_role author
author2 Martins, Cristina
Tourais, Cândida
Guerra, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestre, Célia
Martins, Cristina
Tourais, Cândida
Guerra, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens essenciais
Pensamento Computacional
Números
Tarefas
Matemática
Research Subject Categories::MATHEMATICS
topic Aprendizagens essenciais
Pensamento Computacional
Números
Tarefas
Matemática
Research Subject Categories::MATHEMATICS
description Com a entrada em vigor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (AE) (Canavarro, et al., ), umas das preocupações dos professores poderá ser a articulação entre os conhecimentos matemáticos, as capacidades matemáticas transversais e as capacidades e atitudes gerais transversais. Neste artigo centrar-nos-emos na antecipação da operacionalização das novas AE, que decorreu no ano letivo de /, em duas turmas do .º ano de escolaridade e apresentaremos uma sequência de tarefas que evidencia a articulação entre os temas Números, capacidades matemáticas Representações e Pensamento Computacional e as capacidades e atitudes gerais de colaboração, autorregulação e criatividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T10:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26844
url http://hdl.handle.net/10198/26844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel (2022). Novas aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade: representações múltiplas. Números e Pensamento Computacional: Educação e Matemática. ISSN 2795-4730. 66, p. 33-37
2795-4730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135460811866112