Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2084
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_52b83d48d0b95cebc00b3cafb7353717
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolarHábitos de leitura - PortugalBibliotecas escolares - PortugalLiteratura - EnsinoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A formação de leitores literários deve ser uma das grandes metas do Ensino Básico, através de um ensino explícito que centraliza os processos na compreensão de leitura e nos determinantes do leitor, do texto e do contexto. A construção do leitor resulta do encontro entre o mundo do leitor e o mundo do texto e é sempre um processo cognitivo que precisa de ser fomentado em contexto escolar. As Bibliotecas Escolar e Municipal têm assumido um papel de relevo nos últimos tempos com a activação da rede de Bibliotecas Escolares em forte ligação com a reconfiguração das Bibliotecas Municipais, no entanto, o professor de Português, pelo trabalho quotidiano de ensino e de mediação da leitura junto dos alunos, tem um papel fundamental no desenvolvimento da compreensão de leitura e do gosto e hábitos de leitura. A construção do leitor é um processo moroso e gradual, que precisa de assistência logo na infância e que deve ter continuidade ao longo de todo o Ensino Básico. No presente estudo procuramos reflectir sobre os processos de leitura utilizados pelos professores nas aulas de Língua Portuguesa do 3º Ciclo, em confronto com os documentos orientadores do Ministério da Educação, na tentativa de caracterizar, explicar e questionar processos pedagógicos no ensino e mediação da leitura, pensando assim estarmos a contribuir para a melhoria das práticas dos professores.The literary reading process must be one of the major aims of the Basic Teaching through an explicit teaching which centralizes the processes on the understanding of the reading and on the determinants of the reader, the text and the context. The reader construction is a cognitive process during which the reader interacts with the text and reconstructs a new text that is based on the relationship between all structures and schemes he dominates and the characteristics of the text. This meeting between the text's world and the lector's world must be promote and object of an explicit teaching at the Basic School, the only place where a great number of people has the privilege to contact with the literary text. The last years the libraries have become the main place what reading incentive concerns, however the Portuguese teaching class is rather decisive on the literary reading process and pleasure. With our study we pretend to characterize and explain the reading processes used by the teachers, at the Portuguese classroom of the third Cycle of the Portuguese Education System, that may incentive or block the reading comprehension and the pleasure of reading, in confront with the official documents and the theories of reading pedagogy and the literary reader.Magalhães, Justino, 1953-Repositório da Universidade de LisboaGraça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-2010-12-09T13:13:23Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2084porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:33.613855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
title Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
spellingShingle Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
Graça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-
Hábitos de leitura - Portugal
Bibliotecas escolares - Portugal
Literatura - Ensino
Teses de mestrado - 2009
title_short Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
title_full Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
title_fullStr Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
title_full_unstemmed Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
title_sort Contributos para a reflexão : a formação de leitores literários em contexto escolar
author Graça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-
author_facet Graça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Justino, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Margarida Maria Vieira Tomaz, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de leitura - Portugal
Bibliotecas escolares - Portugal
Literatura - Ensino
Teses de mestrado - 2009
topic Hábitos de leitura - Portugal
Bibliotecas escolares - Portugal
Literatura - Ensino
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2084
url http://hdl.handle.net/10451/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169475842048