Percursos de vida de jovens pós-institucionalizados no Colégio São Caetano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Miguel Adolfo Couto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21022
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
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spelling Percursos de vida de jovens pós-institucionalizados no Colégio São CaetanoPós-institucionalizaçãoCrianças de riscoInstitucionalizaçãoIntegração socialPost-institutionalizationChildren at riskInstitutionalizationSocial integration362.7316.6-053.2Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)Com este trabalho pretende-se conhecer os “Percursos de Vida de Jovens Pósinstitucionalizados no Colégio São Caetano”. O principal objetivo da presente investigação consiste em conhecer os fatores individuais e institucionais que influenciaram a integração social de 41 jovens que saíram da instituição em estudo, no período compreendido entre janeiro de 1999 e dezembro de 2004. A população alvo do estudo foram jovens com mais de 16 anos que tivessem deixado a instituição há mais de 6 meses e cuja permanência na instituição tivesse sido superior a 6 meses. O estudo incidiu sobre quatro períodos da vida dos jovens (antes, durante, transição e após a institucionalização) de acordo com cinco áreas de integração social (família; habitação; educação; emprego; comportamento social e relações interpessoais). Procuramos saber “Qual o Índice de Integração Social dos jovens pós-institucionalizados, em estudo?” de forma a classificarmos a Integração Social dos Jovens em três níveis: Bom, Regular e Deficiente. Em termos gerais, o Índice de Integração Social dos jovens em estudo, apresentaram resultados muito favoráveis para a sua integração, tendo em conta o passado vivido enquanto crianças. Quisemos também saber “Quais as áreas que se mostraram mais influentes na Integração Social dos Jovens Pós-institucionalizados, em estudo?” e concluímos que houve uma influência muito significativa por parte de quatro áreas: o emprego, o comportamento social, a escolaridade e a habitação. Ao longo da estadia das crianças e jovens na instituição, esta procurou que se realizassem contactos regulares com as famílias de origem ou pessoas de referência, permitindo assim, que a reintegração familiar surgisse com naturalidade. Esse trabalho da instituição é visível nos resultados obtidos, uma vez que a reintegração familiar foi a via mais utilizada pelos jovens aquando da saída da instituição.This work aims at knowing “the life paths of post-institutionalized youngsters in Colégio S. Caetano”. The main objective of this survey consists of knowing the individual and institutional factors that have influenced the social integration of 41 youngsters who left the institution under study, from January 1999 to December 2004. The target population of this study was constituted by young people over 16 who had left the institution for more than 6 months and whose permanence in the institution had been superior to six months. The study focused on four periods of these youngsters’ life (before, during, transition and postinstitutionalization) according to five social integration areas (family, housing; education; employment; social behavior and interpersonal relationships). We tried to know “Which is the social integration index of the studied post-institutionalized youngsters?” in order to classify their social integration in three levels: Good, Fair and Poor. In general terms, the indicator of the studied youngsters’ social integration shows very auspicious results, regarding their past as children. We also wanted to know “Which areas were more influential in the studied post-institutionalized youngsters’ social integration?” and we concluded there was a very significant influence from four areas: employment, social behavior, education and housing. During children and youngsters’ stay in the institution, this tried to promote regular contacts with the original families or reference people, thus allowing a natural family reintegration. That work from the institution is perceptible in the results achieved, since the family reintegration was the most pursued way by youngsters when they left the institution.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Almeida, Ana Maria Tomás deUniversidade do MinhoNovais, Miguel Adolfo Couto20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:27.874589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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