A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29950 |
Resumo: | No cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity. |
id |
RCAP_52d1907c4e831e1479738100c2c34c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call CenterEstilos de liderançaMotivaçãoCall centerDesempenhoMudançaLeadership stylesMotivationCall centerPerformanceChangeNo cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity.Universidade de Évora2021-06-21T15:38:45Z2021-06-212021-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29950http://hdl.handle.net/10174/29950TID:202732789porDepartamento de Gestãovania_verissimo29@hotmail.com256Veríssimo, Vânia Cristina Camoesasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:26.261234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
title |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
spellingShingle |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas Estilos de liderança Motivação Call center Desempenho Mudança Leadership styles Motivation Call center Performance Change |
title_short |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
title_full |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
title_fullStr |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
title_full_unstemmed |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
title_sort |
A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center |
author |
Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas |
author_facet |
Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de liderança Motivação Call center Desempenho Mudança Leadership styles Motivation Call center Performance Change |
topic |
Estilos de liderança Motivação Call center Desempenho Mudança Leadership styles Motivation Call center Performance Change |
description |
No cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21T15:38:45Z 2021-06-21 2021-05-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29950 http://hdl.handle.net/10174/29950 TID:202732789 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29950 |
identifier_str_mv |
TID:202732789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão vania_verissimo29@hotmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136675607085056 |