A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29950
Resumo: No cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity.
id RCAP_52d1907c4e831e1479738100c2c34c40
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call CenterEstilos de liderançaMotivaçãoCall centerDesempenhoMudançaLeadership stylesMotivationCall centerPerformanceChangeNo cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity.Universidade de Évora2021-06-21T15:38:45Z2021-06-212021-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29950http://hdl.handle.net/10174/29950TID:202732789porDepartamento de Gestãovania_verissimo29@hotmail.com256Veríssimo, Vânia Cristina Camoesasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:26.261234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
title A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
spellingShingle A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas
Estilos de liderança
Motivação
Call center
Desempenho
Mudança
Leadership styles
Motivation
Call center
Performance
Change
title_short A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
title_full A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
title_fullStr A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
title_full_unstemmed A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
title_sort A influência das lideranças na motivação dos colaboradores: aplicação num Call Center
author Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas
author_facet Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Vânia Cristina Camoesas
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de liderança
Motivação
Call center
Desempenho
Mudança
Leadership styles
Motivation
Call center
Performance
Change
topic Estilos de liderança
Motivação
Call center
Desempenho
Mudança
Leadership styles
Motivation
Call center
Performance
Change
description No cenário atual de mudanças constantes, é fundamental que as empresas possuam líderes capazes de conduzir e manter a motivação dos colaboradores em mudanças organizacionais de forma eficaz. Desse modo, a presente investigação visa compreender a influência da liderança na motivação dos colaboradores, mais especificamente num call center, localizado no interior de Portugal, que possui aproximadamente 500 colaboradores. Com a elaboração deste estudo pretende-se apresentar uma parte teórica, através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo empírico, que se vai traduzir na aplicação de questionários a colaboradores da organização. A liderança e a motivação são factores essenciais na obtenção do sucesso das organizações. As lideranças, destacam-se como fatores de suma importância nas organizações e um bom líder deve ser o exemplo da organização, sendo ele responsável por gerir funcionários e tomar decisões. O líder não tem poder de motivar ninguém por si só, porque a motivação é algo pessoal e isso depende de cada indivíduo, mas o líder pode cativar e estimular os subordinados para a motivação e deve estar preparado para estimular os seus colaboradores no trabalho e também para influenciar o seu comportamento. Após a recolha dos dados procedeu-se ao tratamento com base na análise estatística dos mesmos com recurso ao (SPSS) e ao Excel. Os principais resultados mostram que os colaboradores do call center estão satisfeitos e motivados com a liderança da instituição, afirmando que o líder deve estimular e motivar os seus colaboradores, de modo a torná-los mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Esta satisfação reflete-se no aumento de desempenho individual e organizacional e da produtividade; The Influence of Leadership on Employee Motivation: Call Center Application Abstract: In the current scenario of constant change, companies must have leaders who can to effectively lead and maintain the motivation of employees in organizational change. Thus, this research aims to understand the influence of leadership on employee motivation, more specifically in a call center, located in the interior of Portugal, which has over 500 employees. With the preparation of this study, we intend to present a theoretical part, through a literature search and an empirical study, which will translate into the application of questionnaires to employees of the organization. The leadership and motivation are essential factors to obtain organizational success. The leader has no power to motivate anyone by himself, because motivation is personal and it depends on each individual, but the leader can captivate and influence employees for motivation and must be prepared to stimulate them at work and also to influence their behavior. After collecting the data, the treatment will be based on statistical analysis (SPSS) and Excel for a discussion of the same. The main results show that the call center employees are satisfied and motivated with the institution's leadership, stating that the leader should stimulate and motivate his employees to make them more committed to the organizational goals. This satisfaction will be reflected in increased individual and organizational performance and productivity.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21T15:38:45Z
2021-06-21
2021-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29950
http://hdl.handle.net/10174/29950
TID:202732789
url http://hdl.handle.net/10174/29950
identifier_str_mv TID:202732789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
vania_verissimo29@hotmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136675607085056