Um currículo emergente na educação: relatório final
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17319 |
Resumo: | Ultimamente, a conceção do currículo emerge dos campos de discussão e decisão política dos mais variados pontos do mundo. Para além da intencionalidade do currículo responder às necessidades e interesses que deveriam estar na coconstrução do mesmo, esta problemática tem sido refletida por inúmeros autores desde longa data, dos quais se destacou John Dewey. Mais do que dar a conhecer os contextos e as práticas de estágio desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, o presente documento tem como intuito alargar a discussão em torno do currículo e provocar, além dos que estão diretamente envolvidos nestes processos educativos, a própria sociedade que continua a ter responsabilidade de assegurar tanto os interesses das crianças como o futuro democrático da sociedade (Moyles & Hargreaves, 1998). Após a reflexão das experiências no contexto de Educação Pré-Escolar, no qual também se levará a cabo um exercício de investigação de acordo com a escuta das crianças enquanto ponto de partida para o desenvolvimento de um currículo emergente, crescerá o interesse na realização de um exercício de reorganização curricular no Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, do qual se destacarão alguns desafios lançados aos implicados na construção do mesmo, em prol do desenvolvimento de práticas educativas de qualidade. |
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Um currículo emergente na educação: relatório finalCurrículo emergenteEnvolvimentoOrganização curricularTrabalho de equipaUltimamente, a conceção do currículo emerge dos campos de discussão e decisão política dos mais variados pontos do mundo. Para além da intencionalidade do currículo responder às necessidades e interesses que deveriam estar na coconstrução do mesmo, esta problemática tem sido refletida por inúmeros autores desde longa data, dos quais se destacou John Dewey. Mais do que dar a conhecer os contextos e as práticas de estágio desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, o presente documento tem como intuito alargar a discussão em torno do currículo e provocar, além dos que estão diretamente envolvidos nestes processos educativos, a própria sociedade que continua a ter responsabilidade de assegurar tanto os interesses das crianças como o futuro democrático da sociedade (Moyles & Hargreaves, 1998). Após a reflexão das experiências no contexto de Educação Pré-Escolar, no qual também se levará a cabo um exercício de investigação de acordo com a escuta das crianças enquanto ponto de partida para o desenvolvimento de um currículo emergente, crescerá o interesse na realização de um exercício de reorganização curricular no Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, do qual se destacarão alguns desafios lançados aos implicados na construção do mesmo, em prol do desenvolvimento de práticas educativas de qualidade.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumRogério, Joana Filipa Lourenço2017-01-06T11:04:25Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17319201432404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:38.334006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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