O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Micaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38375
Resumo: Vários são os estudos realizados no âmbito do questionamento dentro da sala de aula. Uma grande parte deles aponta para o mesmo resultado: o professor é o detentor da maior percentagem de perguntas colocadas na sala de aula, monopolizando o tempo lectivo com o seu discurso. No entanto, em ambientes virtuais, as estatísticas apontam para a situação inversa: é o aluno o ponto central do questionamento. O presente estudo teve por base uma metodologia de investigação qualitativa, no qual foram analisadas as perguntas efetuadas pelos alunos da Unidade Curricular de Cálculo II num grupo do Facebook. O objetivo do grupo é complementar a Orientação Tutorial e as aulas presenciais, funcionando como um espaço onde cada aluno deixa as suas dúvidas, sendo estas respondidas pelos restantes alunos ou pelos professores. Com esta análise, pretendemos perceber até que ponto os alunos utilizam esta ferramenta para acompanhar os conteúdos lecionados na aula.
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