Preferências do Turista Sénior no Segmento de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Estudo de Caso: H2otel - Congress & Medical Spa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Catarina Norinho Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85341
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento - extinto apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Preferências do Turista Sénior no Segmento de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Estudo de Caso: H2otel - Congress & Medical Spa.Preferences of the senior Tourist in the segment of health and wellness tourism. Case study: H2otel - Congress & Medical Spa.Turismo de Sáude e Bem-EstarTermalismoTurismo SéniorH2otelPortugalHealth and Wellness TourismThermalismSenior TourismH2otelPortugalRelatório de Estágio do Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento - extinto apresentado à Faculdade de LetrasO segmento de Turismo de Saúde e Bem-Estar define-se como uma das principais tendências turísticas a nível mundial. De acordo com o PENT – «Plano Estratégico Nacional do Turismo» (horizonte 2006 – 2015), os «10 Produtos Estratégicos para o Desenvolvimento do Turismo Nacional» e mais recentemente o projeto «Turismo 2020 - Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo» (horizonte 2016-2020). Portugal tem um elevado potencial de desenvolvimento deste setor. Estima-se que este mercado crescerá entre 5% a 10 % ao ano, sustentado por gastos médios de cerca de 100€ a 400€ diários. Só em 2014 registou-se um total de receitas de 11.7 milhões de euros em produtos diretamente relacionados com o Termalismo e Turismo de Saúde e Bem-Estar.De acordo com o PENT, o perfil de consumidor destes serviços assenta especialmente em dois grupos distintos, um grupo mais jovem, com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos, de rendimentos médios. Ainda dentro deste grupo, famílias jovens com filhos a cargo (idades compreendidas entre os 24 e os 40 anos). E o grupo dos 50 aos 90 e mais anos de idade caraterizados por auferirem de rendimentos médios e altos; com disponibilidade para viajar ao longo do ano contrariando a sazonalidade; sem encargos de maior; mais informados e utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação. Incluído neste segundo grupo a tipologia de Turista Sénior é a que mais benefícios trará a longo prazo ao mercado do Turismo, em particular na busca de cuidados médicos de saúde e bem-estar. O elevado envelhecimento da população mundial, o aumento da esperança média de vida e a noção de envelhecimento ativo, são motores de desenvolvimento no setor do Turismo de Saúde do presente e do futuro que importa estudar e promover no plano nacional.O presente relatório de estágio tem como estudo de caso o mountain spa, H2otel – Congress & Medical Spa, localizado em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã. E a análise dos dados recolhidos por via de um questionário de caráter voluntário, com o objetivo de analisar em especial as preferências dos Turistas Seniores no campo de Turismo de Saúde e Bem-Estar no caso português.The sector of Health and Wellness Tourism defines itself as one of the main touristic tendencies worldwide. According to PENT «National Strategic Plan for Tourism », (period 2006 – 2015), the «10 Strategic Products for Development of National Tourism» and more recently project «Tourism 2020 – Action Plan for Tourism Development» (period 2016-2020), Portugal has a high potential for development in this area. This market is estimated to grow between 5 and 10% a year, supported by the average spending of 100€ to 500€ daily. In 2014 alone, total profits of 11.7 million euros were registered in products directly related to Thermal and Health and Wellness Tourism.According to PENT, the profile of the consumer of these services can be split into two distinct groups. The first is a younger group comprising of individuals aged 20-24 with an average income, alongside young families with children (between the ages of 24 and 40). The second group is made up of those aged 50-90 + years, characterised by average to high incomes, an ability to travel throughout the year as opposed to seasonally, with no big economic responsibilities, well informed and users of the new information and communication. Included in this second group is a typology of Senior Tourism as the one that will bring more long term benefits to the Tourism market, particularly on the research for medical care of health and wellbeing. The increasing age of the global population, an increasing life expectancy and the growing notion of active ageing, are all catalysts for the development of the Health Tourism sector which help to explain the need to study and promote this field as part of the national plan. The present internship report is a case study of the mountain spa, H2otel – Congress & Medical Spa, located in Unhais da Serra, in the municipality of Covilhã. Data was collected through a voluntary questionnaire and the analysis will pay particular attention to the preferences of the Seniors Tourists in the field of Health and Wellness Tourism in the portuguese instance.2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85341http://hdl.handle.net/10316/85341TID:202042774porSousa, Catarina Norinho Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:20:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:40.646853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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