Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2336
Resumo: A aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.
id RCAP_52f2b0462799c2003e94888a7691bb56
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa PoliempreendeEmpreendedorismoEnsino Superior PolitécnicoA aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.IPGRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Luis2014-10-31T09:58:47Z2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2336porSOUSA, Luís Nuno, (2014), “Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende”, Egitania Sciencia, nº 14, pp. 102-127.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:36Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:31.932285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
title Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
spellingShingle Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
Sousa, Luis
Empreendedorismo
Ensino Superior Politécnico
title_short Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
title_full Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
title_fullStr Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
title_full_unstemmed Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
title_sort Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende
author Sousa, Luis
author_facet Sousa, Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino Superior Politécnico
topic Empreendedorismo
Ensino Superior Politécnico
description A aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31T09:58:47Z
2014-05
2014-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2336
url http://hdl.handle.net/10400.19/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, Luís Nuno, (2014), “Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende”, Egitania Sciencia, nº 14, pp. 102-127.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPG
publisher.none.fl_str_mv IPG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130881591345152