Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84051
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_8b63dc99dab8755dc8184229568f4187
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation NetworkReinforcing education for entrepeneurship in Higher Education Institutions: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation NetworkEmpreendedorismoEnsino SuperiorEducação para o EmpreendedorismoPoliempreendeCondições para uma instituição empreendedoraEntrepreneurshipHigher EducationEntrepreneurship EducationPoliempreendeconditions for an Entrepreneurial InstitutionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNo que diz respeito ao atual contexto Português, são vários os projetos de Educação para o empreendedorismo que estão já a ser desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior. Importa agora fortalecer a educação em empreendedorismo, avaliar segundo uma perspetiva de aprendizagem contínua e pensar numa estratégia para o futuro. O presente estudo de natureza qualitativa pretende compreender a implementação do Programa Poliempreende tendo, assim, como objetivos, verificar a existência de condições para a educação para o empreendedorismo e identificar oportunidades de melhoria para o futuro. Para tal, procedeu-se à análise de conteúdo de 13 entrevistas a chefias intermédias e de topo de cinco instituições de ensino superior politécnico português e duas escolas superiores não integradas. No desenvolvimento da investigação foi adotada a perspetiva holística e inter-relacional inscrita no modelo da Triple Helix (cf. Leydesdorff & Etzkowitz, 1996; Ranga & Etzkowitz, 2013). Tendo em conta as especificidades do contexto português no qual as Instituições de Ensino Superior da amostra se inserem, verificou-se a necessidade de adaptar o quadro conceptual The framework conditions Index (Comissão Europeia, 2008), tendo emergido um quadro mais ajustado ao contexto português, capaz de avaliar, de forma abrangente, a implementação do Projeto Poliempreende. Este estudo cumpre o seu propósito, confirmando a existência de condições para a educação para o empreendedorismo e identificando oportunidades de melhoria no que respeitas às Metodologias e Ensino (.90008 p); Promoção e Divulgação (.872571 p) e Recursos Humanos (.856507p). Para o futuro, os Institutos Politécnicos e as Escolas pretendem potenciar o Poliempreende, facto que torna este estudo numa ferramenta indispensável para a melhoria contínua no que respeita à implementação do projeto.Concerning the present Portuguese context, there are many Education projects for entrepreneurship that are already being developed by Higher Education Institutions. Nowadays, it is important to reinforce entrepreneurship education, to evaluate it under a perspective of continuous learning and to reflect on a strategy for the future. Therefore, to comprehend the implementation of the Poliempreende Program, the goal of the present qualitative study is to verify the existence of conditions to reinforce entrepreneurship education and to identify future improvement opportunities. For that, we developed a content analysis of 13 interviews made to top and middle managements of five Portuguese higher The investigation was developed under the holistic and inter-relational perspective of the Triple Helix model (cf. Leydesdorff & Etzkowitz, 1996; Ranga & Etzkowitz, 2013). In order to consider the specificities of the Portuguese context in which the Higher Education institutions are included, it was necessary to adapt the conceptual framework denominated The framework conditions index (European Commission, 2008), to create one more adjusted to the Portuguese context, capable of evaluating extensively the implementation of Poliempreende Project. This study reaches its purpose, by confirming the existence of conditions for entrepreneurship education and by identifying opportunities for improvement in Teaching Methodologies (090008 p); Promotion and Disclosure (0.872571 p) and Financial Resources. In the future, Polytechnic Institutes and schools aim to potentiate Poliempreende, which makes this study an essential tool for the continuous improvement of the project implementation.2017-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84051http://hdl.handle.net/10316/84051TID:202143619porVieira, Ana Rita Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:03:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:42.323316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
Reinforcing education for entrepeneurship in Higher Education Institutions: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
title Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
spellingShingle Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
Vieira, Ana Rita Oliveira
Empreendedorismo
Ensino Superior
Educação para o Empreendedorismo
Poliempreende
Condições para uma instituição empreendedora
Entrepreneurship
Higher Education
Entrepreneurship Education
Poliempreende
conditions for an Entrepreneurial Institution
title_short Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
title_full Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
title_fullStr Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
title_full_unstemmed Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
title_sort Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
author Vieira, Ana Rita Oliveira
author_facet Vieira, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ana Rita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino Superior
Educação para o Empreendedorismo
Poliempreende
Condições para uma instituição empreendedora
Entrepreneurship
Higher Education
Entrepreneurship Education
Poliempreende
conditions for an Entrepreneurial Institution
topic Empreendedorismo
Ensino Superior
Educação para o Empreendedorismo
Poliempreende
Condições para uma instituição empreendedora
Entrepreneurship
Higher Education
Entrepreneurship Education
Poliempreende
conditions for an Entrepreneurial Institution
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84051
http://hdl.handle.net/10316/84051
TID:202143619
url http://hdl.handle.net/10316/84051
identifier_str_mv TID:202143619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948318580736