A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria de Lurdes Gomes da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8141
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Formação Psicológica de Professores
id RCAP_52f465819d75dc301bdbb008f76802b0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade028.02371.212.72Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Formação Psicológica de ProfessoresLer é, uma actividade valiosa quer do ponto de vista social quer individual. As sociedades alfabetizadas têm sem dúvida vantagens culturais, políticas e económicas. A leitura é inequivocamente uma causa do (in) sucesso escolar. Neste estudo pretendeu-se analisar o conceito de (in) sucesso escolar e sua explicação. Isolámos um factor que se perfilha como particularmente relevante nesta área, referimo-nos concretamente à compreensão leitora. Fizemos uma análise, por um lado, do conceito e processos implicados na compreensão da leitura e, por outro, quais os factores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para a compreensão leitora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo empírico sobre a compreensão leitora e o rendimento escolar. A amostra é constituída por 191 sujeitos, com idades compreendidas entre os 9 e 12 anos de idade (4.º ano de escolaridade) de escolas públicas do concelho de Guimarães. Na avaliação da compreensão leitora, recorreu-se à prova aferida de língua portuguesa para alunos do 4.º ano de escolaridade realizada em 2001. A avaliação da velocidade da leitura foi efectuada a partir de uma tarefa de leitura silenciosa. O rendimento escolar foi avaliado com base nas classificações obtidas pelos alunos em testes sumativos de língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Os resultados obtidos confirmam a existência de uma relação forte entre os processos de compreensão (verbatim, paráfrase, inferência e características e sentimentos) e velocidade de leitura com o rendimento escolar nas áreas curriculares de língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Contudo, apenas as competências específicas relacionadas com a compreensão literal são preditoras do rendimento escolar. A competência de inferência, contrariamente ao observado noutro estudo (Campos, 2003) não aparece como preditora. Foi possível também neste estudo concluir que as retenções não originam mudanças significativas nas aprendizagens dos alunos e que as habilitações dos encarregados de educação têm influência no rendimento escolar dos alunos. Também se verificou que as raparigas têm melhor rendimento escolar do que os rapazes.Reading is a valuable activity, not only to individuals but also to the society, because it brings cultural, political and economic advantages. With no doubt, reading is also one of the reasons of academic (un)success. In this study, we have pretended to analyse the concept of academic (un) success and its explanation. We have selected one factor which is very important in this area, in what concerns to reading comprehension. We analysed both the concept and the processes necessary to reading comprehension and the intrinsic and extrinsic factors of that one. In this work, we have shown the results of an empirical study about reading comprehension and academic success. The sample has 191 subjects, with ages between 9 and 12 (4th form of the first cycle). In the assessment of reading comprehension, we’ve used the a comprehension test for the students of 4th form, done in 2001. The assessment of the academic success was based in the classifications of the students in the school records of the Portuguese Language, Mathematics and Study of the Environment. The results have confirmed the existence of a strong relationship between academic success in those curricular areas and the processes of reading comprehension. It was also possible to conclude that the retentions do not cause significant changes in learning process and the parents’ academic qualifications influence academic success of the students. We also verified that girls have a better academic success than boys.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoCosta, Maria de Lurdes Gomes da2005-05-162005-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:45.884601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
spellingShingle A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Costa, Maria de Lurdes Gomes da
028.02
371.212.72
title_short A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_full A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_fullStr A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_sort A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
author Costa, Maria de Lurdes Gomes da
author_facet Costa, Maria de Lurdes Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria de Lurdes Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv 028.02
371.212.72
topic 028.02
371.212.72
description Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Formação Psicológica de Professores
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-16
2005-05-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8141
url http://hdl.handle.net/1822/8141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132330773708800