Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Anabela Meireles da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11109
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em supervisão pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
id RCAP_d8f15f2c04086fd13e1eed391a21582c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem800.7:372.88372.88:800.7371.212.72Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em supervisão pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)A necessidade de conferir qualidade aos sistemas educativos após a sua democratização, assim como a incessante procura de resultados satisfatórios perante estudos internacionais, tornam o tema do (in)sucesso educativo incontornável. Na área das Línguas Estrangeiras (LEs), ele ganha relevância adicional no actual contexto das políticas europeias de plurilinguismo e de pluriculturalismo. A questão do (in)sucesso na aprendizagem das LEs em contexto escolar é a preocupação central do presente estudo, que aborda esta temática através do conhecimento do percurso de aprendizagem das LEs dos alunos, assim como das suas percepções e representações da aprendizagem e do (in)sucesso. O trabalho envolveu a professora investigadora e uma turma de treze alunos do 11º ano de escolaridade, no ano lectivo de 2008/2009. De natureza interpretativa, seguindo uma perspectiva biográfica, com recurso à técnica do inquérito por questionário e entrevista colectiva semi-estruturada, a investigação foi delineada a partir de cinco objectivos: (1) conhecer os percursos dos alunos na aprendizagem das LEs; (2) analisar as suas representações sobre o ensino e a aprendizagem das LEs; (3) identificar factores de (in)sucesso na aprendizagem das LEs; (4) identificar padrões de aprendizagem das LEs, com particular incidência em factores explicativos do (in)sucesso dos alunos; (5) inferir estratégias de intervenção favorecedoras do sucesso na aprendizagem das LEs. A análise da informação permitiu compreender a natureza idiossincrática dos percursos de aprendizagem dos alunos e dos processos de interiorização dos mesmos, assim como o carácter multifacetado e complexo do fenómeno do (in)sucesso, apontando a necessidade de se conhecer cada aluno na sua individualidade e traçar estratégias de intervenção ajustadas ao seu perfil. Neste sentido, a reconstituição e análise de biografias da aprendizagem das LEs representa uma metodologia a explorar, quer na auto-supervisão das práticas, quer no contexto de estruturas de apoio à aprendizagem das LEs nas escolas.The issue of (lack of) success in education has become inevitable with the democratisation of schooling and the need to increase the quality of educational systems, along with the search for satisfactory statistical outcomes in international studies. In the field of foreign languages (FL), it is particularly relevant due to the European policies regarding the promotion of plurilingualism and pluriculturalism. (Lack of) success in FL education at school is the main concern of this study. This topic was investigated on the basis of students‟ learning paths as well as their perceptions and representations about foreign language teaching and their (lack of) success. The study took place in 2008-2009 and involved the teacher researcher and a class of thirteen 11th grade students. An interpretative, biographical approach was used through a questionnaire and a collective interview with five goals in mind: 1) to learn about the students‟ FL learning paths; 2) to analyse their representations about FL teaching and learning; 3) to identify factors of (lack of) success in FL learning; 4) to identify FL learning patterns focusing on factors that explain (lack of) success; 5) to infer intervention strategies that favour success in FL learning. The results allowed an understanding of the idiosyncratic nature of the students‟ learning paths and how they interiorise them, as well as of the multifaceted and complex nature of (lack of) success, pointing out the need to get to know each student in his/her singularity and design intervention strategies that are appropriate to his/ her profile. From this perspective, the reconstitution and analysis of FL learning biographies is a methodology worth exploring, both in the self-supervision of practices and in school structures aimed at supporting FL learning.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoBorges, Anabela Meireles da Silva2009-12-212009-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:21.689870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
title Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
spellingShingle Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
Borges, Anabela Meireles da Silva
800.7:372.88
372.88:800.7
371.212.72
title_short Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
title_full Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
title_fullStr Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
title_full_unstemmed Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
title_sort Anatomia do (in)sucesso nas línguas estrangeiras: um estudo de biografias de aprendizagem
author Borges, Anabela Meireles da Silva
author_facet Borges, Anabela Meireles da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Anabela Meireles da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 800.7:372.88
372.88:800.7
371.212.72
topic 800.7:372.88
372.88:800.7
371.212.72
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em supervisão pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
2009-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11109
url http://hdl.handle.net/1822/11109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132666067419136