A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7222 |
Resumo: | O jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal. |
id |
RCAP_52fa20b71ce3976bb9294044535aff64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoJogoEnsino/aprendizagemAlunosHistóriaPortugalGeografiaEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloO jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal.The game follows the Man forever, functioning as an element of culture combined with the fun in harmony with learning. This paper aims to highlight the potential of the game while educational resource in the teaching and learning process. The focus of this work is the study of educational game as motivator of learning the history and geography of Portugal. This study developed from an analysis in two classes with students of 3rd and 5th years, in which games were applied, in context of Supervised teaching Practice (stage I and II) on the first and second Cycles of basic education. Although still very absent in the classrooms, the game works as an excellent diverse and interesting instrument in addressing school content and at the same time stimulates creativity and autonomy in students. The research methodology used left: first direct observation of the work of cooperating teachers and the work developed with students as a teacher intern; According to theoretical research or literature reviews, which allowed me to deepen the concept of educational game as well as understand the theories of the game. Finally reflection-evaluative I made from the work developed with students as a teacher intern, in context of the classroom, especially focusing on the advantages of using this pedagogical tool in the teaching and learning process of the history and geography of Portugal.2017-02-02T12:32:38Z2017-02-02T00:00:00Z2017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7222porSalgado, Patrícia Isabel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:29.590433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Salgado, Patrícia Isabel Soares Jogo Ensino/aprendizagem Alunos História Portugal Geografia Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
title_short |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_full |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
author |
Salgado, Patrícia Isabel Soares |
author_facet |
Salgado, Patrícia Isabel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Patrícia Isabel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Ensino/aprendizagem Alunos História Portugal Geografia Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
topic |
Jogo Ensino/aprendizagem Alunos História Portugal Geografia Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
description |
O jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-02T12:32:38Z 2017-02-02T00:00:00Z 2017-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7222 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137099240177664 |