A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Patrícia Isabel Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7222
Resumo: O jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal.
id RCAP_52fa20b71ce3976bb9294044535aff64
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoJogoEnsino/aprendizagemAlunosHistóriaPortugalGeografiaEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloO jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal.The game follows the Man forever, functioning as an element of culture combined with the fun in harmony with learning. This paper aims to highlight the potential of the game while educational resource in the teaching and learning process. The focus of this work is the study of educational game as motivator of learning the history and geography of Portugal. This study developed from an analysis in two classes with students of 3rd and 5th years, in which games were applied, in context of Supervised teaching Practice (stage I and II) on the first and second Cycles of basic education. Although still very absent in the classrooms, the game works as an excellent diverse and interesting instrument in addressing school content and at the same time stimulates creativity and autonomy in students. The research methodology used left: first direct observation of the work of cooperating teachers and the work developed with students as a teacher intern; According to theoretical research or literature reviews, which allowed me to deepen the concept of educational game as well as understand the theories of the game. Finally reflection-evaluative I made from the work developed with students as a teacher intern, in context of the classroom, especially focusing on the advantages of using this pedagogical tool in the teaching and learning process of the history and geography of Portugal.2017-02-02T12:32:38Z2017-02-02T00:00:00Z2017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7222porSalgado, Patrícia Isabel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:29.590433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Salgado, Patrícia Isabel Soares
Jogo
Ensino/aprendizagem
Alunos
História
Portugal
Geografia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
title_short A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_sort A importância do jogo na aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
author Salgado, Patrícia Isabel Soares
author_facet Salgado, Patrícia Isabel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Patrícia Isabel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Ensino/aprendizagem
Alunos
História
Portugal
Geografia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
topic Jogo
Ensino/aprendizagem
Alunos
História
Portugal
Geografia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
description O jogo acompanha o Homem desde sempre, funcionando como um elemento de cultura aliado ao divertimento em harmonia com a aprendizagem. Pretende-se com este trabalho evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo no processo de ensino e aprendizagem. O foco deste trabalho prende-se no estudo do jogo educativo enquanto motivador da aprendizagem da História e Geografia de Portugal. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma análise em duas turmas com alunos do 3.º e 5.º anos, nas quais foram aplicados jogos, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Embora ainda pouco presente nas salas de aulas, o jogo funciona como um excelente instrumento diversificado e interessante na abordagem de conteúdos escolares e ao mesmo tempo estimula a criatividade e a autonomia nos alunos. A metodologia de investigação utilizada partiu: primeiro da observação direta do trabalho dos professores cooperantes e do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária; segundo das pesquisas teóricas ou revisões da literatura, que me permitiram aprofundar o conceito do jogo pedagógico assim como compreender as teorias do jogo. Finalmente a reflexão-avaliativa que fiz a partir do trabalho que desenvolvi com os alunos enquanto professora estagiária, em contexto de sala de aula, focando especialmente as vantagens da utilização deste instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-02T12:32:38Z
2017-02-02T00:00:00Z
2017-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7222
url http://hdl.handle.net/10348/7222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137099240177664