O jogo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1º. e 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rute Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6987
Resumo: O jogo, enquanto elemento da cultura, acompanha, desde sempre, a vida do ser humano. Aliar o impulso lúdico com que nascemos às diferentes formas de ensino e aprendizagem tornaria possível a comunhão entre o divertimento e a sabedoria, uma sabedoria eficaz e significativa. No âmbito deste trabalho, o interesse assenta, precisamente, no jogo didático, mais especificamente, no jogo no ensino e aprendizagem da matemática. Nesse sentido, a partir de uma análise da experiência de ensino e aprendizagem, na qual a aplicação de jogos se verificou, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende-se evidenciar as potencialidades do jogo enquanto recurso educativo. Ainda que ausente em muitas salas de aula do sistema educativo Português, o jogo, enquanto instrumento distinto no processo de construção de conhecimento, permite colocar em harmonia a atividade da criança fora da escola e a sua atividade no seio dela. De facto, o jogo, atividade primordial da criança, desenvolve-se no seio de um ambiente motivador e, por isso, não aproveitar as potencialidades do jogo em contexto escolar seria descurar de um importante trunfo. Tendo como base uma fundamentação teórica e os resultados da experiência pedagógica procurar-se-á realçar a aplicabilidade dos jogos em contexto sala de aula, nos níveis de ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Em simultâneo, dar-se-á relevo, às vantagens deste instrumento no ensino e aprendizagem de processos matemáticos como a resolução de problemas e o raciocínio matemático.
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