Estudio de caso en intervención precoz : una experiencia en Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21007 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Estudio de caso en intervención precoz : una experiencia en PortugalIntervención precozPracticas centradas en la familiaPlan individualizado de apoyo a la familiaIntervenção precocePráticas centradas na famíliaPlano individualizado de apoio à famíliaEarly interventionFamily centred practicesindividual family service plan376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)El presente estudio de caso, es un trabajo práctico que muestra el enfoque de la Intervención Precoz, que se viene ejecutando con una familia, en Portugal. Esta investigación muestra la realidad de una familia con un niño que asiste al jardín de infancia y que tiene dificultades en su desarrollo, a quien se evaluó tanto en el jardín de infancia como en el contexto familiar detectando puntos fuertes como débiles en las diversas aéreas de desarrollo. En paralelo a la evaluación dirigida al niño, se recogieron informaciones en relación a la familia, detectando sus necesidades, los recursos con los que cuenta y estableciendo las redes de apoyo social de la familia. La información recogida permitió realizar el Plan Individualizado de Apoyo a la Familia (PIAF) teniendo en consideración los intereses, deseos y dificultades de la familia, elaborado en conjunto con el equipo de Intervención Precoz. Todas las evaluaciones y planificaciones de intervención tuvieron como objetivo, implementar un plan de intervención lo más precozmente posible, ajustarse a las necesidades del niño y su familia. Como conclusiones de este estudio hacemos hincapié en el proceso desarrollado para apoyar a esta familia, la colaboración entre la vida profesional y familiar y los resultados obtenidos en respuesta a las necesidades del nivel de desarrollo del niño y las necesidades familiares y prioridades.O presente estudo de caso é um trabalho prático que mostra o enfoque da Intervenção Precoce com uma família, em Portugal. Esta investigação mostra a realidade de uma família com uma criança que frequenta o jardim de infância e que apresenta dificuldades ao nível do seu desenvolvimento. Esta criança foi avaliada tanto no jardim de infância como no contexto familiar o que nos permitiu definir o seu perfil de desenvolvimento, bem como as suas áreas de maior e menor realização. Em paralelo à avaliação dirigida ao Gorky, recolheram-se informações em relação à família, identificando assim as suas necessidades, os seus recursos e as suas redes de apoio. A informação recolhida permitiu realizar em equipa o Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF) tendo em consideração os interesses, desejos e prioridades da família. Todas as avaliações e planificações tiveram como objectivo, implementar um plano de intervenção o mais precocemente possível, ajustado às necessidades do Gorky e sua família. Como conclusões deste estudo destacamos o percurso vivido pela família do Gorky na Intervenção Precoce, a colaboração entre a família e os profissionais envolvidos no apoio e os resultados obtidos em resposta às necessidades e prioridades desta família.This study case is a field work that shows how the early intervention is operating with a family in Portugal. This research work focus on the life of a family who has a child with special needs attending in pre-school. A child evaluation was made both in the pre-school context and in the family context in order to access strong and weak areas of development. At the same time, information regarding the family was collected with the purpose of identifying its needs, its resources and its social support networks. The collected data led to the creation of the individualized family service plan (IFSP) which is planned both by the early intervention team and the family. The interests, wishes and difficulties of the family are taken into account when the IFPS is done. All the assessments and intervention programming had the aim of initiating the intervention plan as soon as possible, assuring that the needs of family and child were being respected. As final conclusions of this study, the focus is put on the ways developed to support this family, the collaboration between professionals and family and the achieved results in answer to both the developmental needs of the child and the needs and priorities of the family.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoYallico Madge, María Cleofé20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21007spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:30.042538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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