Mediação socioeducativa e formação parental numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena Sofia Domingues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19251
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
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spelling Mediação socioeducativa e formação parental numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco37.015.3316.48362.7Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)O presente relatório de estágio intitulado Mediação socioeducativa e formação parental numa numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco é resultado de um projeto desenvolvido numa CPCJ da região norte do país. Inicialmente, o plano de ação foi estruturado de forma a implementar a mediação socioeducativa com um grupo de famílias que iriam beneficiar em simultâneo de um programa de formação parental. A não ser possível avançar com a formação parental, o projeto de mediação socioeducativa, centrado na resolução de conflitos, acabou por incluir uma vertente desta formação. O público alvo de intervenção foram quatro famílias, duas com processo aberto na CPCJ e as restantes a ser acompanhadas pelo Ministério Público. O contexto familiar dos quatro casais é bastante diferenciado entre eles; no entanto, as problemáticas em causa são comuns a todas. Trata-se de situações de negligência parental, alcoolismo e violência doméstica. O acompanhamento em mediação socioeducativa teve início em março de 2011 e término no mês de julho do mesmo ano. O objetivo da intervenção passou por melhorar as relações e interações entre as famílias (concretamente entre os progenitores, os principais cuidadores das crianças e jovens em causa) através de um processo de mediação que pretendeu prevenir e resolver os conflitos entre as partes. A prática da mediação foi acompanhada por um processo informal de formação parental. A avaliação processual e final da intervenção evidencia ganhos neste processo para os mediados, no sentido de uma maior consciencialização das problemáticas que os afetam, bem como da necessidade da mudança auto-determinada. A avaliação evidencia ainda a necessidade de (auto- )supervisão da mediação e de elevada reflexividade na ação da mediadora, como processos essenciais à qualidade da mediação socioeducativa neste contexto.This professional practice report intitled "Socio-educational Mediation and parent training in a Child and Youth at Risk Protection Service" is the result of a project developed in an CYRPS from the north region of the country. Initially, the action plan was structured in a way to implement the socioeducational mediation with a family group that would benefit simultaneously from a parent training program. As it was not possible to go forward with this program, the project of socio-educational mediation, centered in conflict resolution, ended having a parent training element to it. The main intervention target were four families, two of which with a process open in the CYRPS and the other two being followed by the Attorney General. The familiar context of the four couples is quite different between them. Nevertheless, the problems they experienced are common to all of them. We are referring to situations of parent negligence, alcoholism, and domestic violence. The intervention in socio-educational mediation began in March 2011 and finished in July of the same year. The purpose of the intervention was to improve the relationship and the interactions between the members of the families (to be specific, between the parents, the main responsible to look after the children and the youngsters) through a process of mediation that intended to help solve the conflicts between the two parts. The practice of mediation was followed by an informal process of parent training. The evaluation of the process and of the final intervention shows some gains in this process for the mediated people. They developed higher awareness of the problems that affect them, as well as the need of self-motivated change. The evaluation also shows the need for (self)supervision of the mediation and higher reflection on the action of the mediator, as essential processes to the quality of socioeducational mediation in this context.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoMartins, Helena Sofia Domingues20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:09.945840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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