Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24420
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Espelha o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada (PES), unidade curricular que facilita a mobilização de conceitos teóricos na prática educativa e a construção de saberes da práxis que revelam conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. A intervenção em estágio desenvolveu-se num processo de par de formação nos dois níveis de ensino, junto de professores cooperantes e supervisores institucionais. Teve como base a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Integrou um projeto de investigação desenvolvido no 1º CEB “Jogos matemáticos: uma abordagem analógica e digital” decorrente de uma necessidade da turma cooperante e de uma rotina da prática educativa do professor cooperante. A PES contribuiu para a qualificação de um docente de perfil duplo, que refletiu e interveio nos dois níveis de ensino.
id RCAP_532aef957e4ea1f1d18177223c394243
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digitalPrática de ensino supervisionadaMatemáticaCiências naturaisFormação inicial docenteJogos didáticosSupervised teaching practiceCapabilitiesLogical reasoningTeachingDidactic gamesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Espelha o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada (PES), unidade curricular que facilita a mobilização de conceitos teóricos na prática educativa e a construção de saberes da práxis que revelam conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. A intervenção em estágio desenvolveu-se num processo de par de formação nos dois níveis de ensino, junto de professores cooperantes e supervisores institucionais. Teve como base a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Integrou um projeto de investigação desenvolvido no 1º CEB “Jogos matemáticos: uma abordagem analógica e digital” decorrente de uma necessidade da turma cooperante e de uma rotina da prática educativa do professor cooperante. A PES contribuiu para a qualificação de um docente de perfil duplo, que refletiu e interveio nos dois níveis de ensino.This internship report falls under the purview of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) integrated into the study plan of the master’s degree, encompassing both the 1 st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This report encapsulates all the work undertaken by the master’s student over the past year, encompassing theoretical and scientific construction, as well as technical work serving as a foundation for professionalism teaching. The culminations of the extensive work, primarily in two internship contexts, resulted from collaborative efforts between the days, supervising teachers, guiding teachers, cooperating teachers and pedagogical partner. This collective effort evolved into an action investigation aimed at refining education practices across the entire cycle: observation, planning, action, and reflection. Additionally, it involved the development of an investigative process focusing chiefly on each child’s logical reasoning. This comprehensive process facilitated the construction of new knowledge, skills, and attitudes in the master’s student, empowering them to assume the role of teaching with autonomy and significant responsibility.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, PaulaMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Bruna Daniela Pinheiro2024-01-08T16:51:31Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24420TID:203471172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:10.409986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
title Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
spellingShingle Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro
Prática de ensino supervisionada
Matemática
Ciências naturais
Formação inicial docente
Jogos didáticos
Supervised teaching practice
Capabilities
Logical reasoning
Teaching
Didactic games
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
title_full Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
title_fullStr Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
title_full_unstemmed Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
title_sort Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
author Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro
author_facet Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula
Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Matemática
Ciências naturais
Formação inicial docente
Jogos didáticos
Supervised teaching practice
Capabilities
Logical reasoning
Teaching
Didactic games
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Matemática
Ciências naturais
Formação inicial docente
Jogos didáticos
Supervised teaching practice
Capabilities
Logical reasoning
Teaching
Didactic games
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Espelha o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada (PES), unidade curricular que facilita a mobilização de conceitos teóricos na prática educativa e a construção de saberes da práxis que revelam conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. A intervenção em estágio desenvolveu-se num processo de par de formação nos dois níveis de ensino, junto de professores cooperantes e supervisores institucionais. Teve como base a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Integrou um projeto de investigação desenvolvido no 1º CEB “Jogos matemáticos: uma abordagem analógica e digital” decorrente de uma necessidade da turma cooperante e de uma rotina da prática educativa do professor cooperante. A PES contribuiu para a qualificação de um docente de perfil duplo, que refletiu e interveio nos dois níveis de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-08T16:51:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24420
TID:203471172
url http://hdl.handle.net/10400.22/24420
identifier_str_mv TID:203471172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793776357376